Coral Universitário Unisul comemora 22 anos em setembro

O Coral Universitário Unisul nasceu da iniciativa de um grupo de alunos interessados na arte do canto coral, em setembro de 1995, sob a maestria de Fabiano Zoldan. O grupo também esteve sob a regência do maestro Ralph Knochenhauer Carvalho e há mais de 10 anos é regido pela educadora musical e maestrina, Maria Miranda da Silva. A partir de seu surgimento, gradativamente, se tornou parte integrante da cultura da região, integrando acadêmicos dos diferentes cursos da Unisul, professores e voluntários vindos de diferentes municípios. Com destaque para participações em formaturas, eventos comunitários, solenidades, congressos e festivais nacionais e internacionais, além da produção de espetáculos próprios, teve a qualidade musical consagrada em diversas ocasiões.

Ao cultivar a arte musical entre os jovens e contribuir com o desenvolvimento e a educação integral destes se consolidou como uma forte marca na cultura musical catarinense. Ao longo dos 22 anos de história, o Coral apresentou um repertório variado, compreendendo produções temáticas apresentadas numa fusão de música, coreografias, poesia, figurino, luzes e cenários. Isto porque, “a música, ao exemplo de outras manifestações artística, possibilita momentos de fruição, capazes de despertar a sensibilidade por meio do prazer estético e, assim, promover percepções sensíveis e necessárias ao convívio social”, destaca a professora doutora Valdézia Pereira, coordenadora de eventos e projetos culturais da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Campus de Tubarão.

Além do ‘Natal Luz-Uniluz‘, evento criado pelo coral, hoje consolidado na cidade de Tubarão como um dos principais eventos natalinos da região. No calendário anual do grupo há eventos como o ‘Amor em Canção’, show realizado sempre no mês de junho em alusão ao Dia dos Namorados, e o ‘Cantart’, encontro de corai que reúne cerca de 300 coralistas no Espaço Integrado de Artes da Unisul.

Neste ano, o XXI Cantart já tem data marcada: 7 de outubro, a partir das 20 horas.