COVID-19: a mudança no ensino presencial

Com o aumento dos casos de Covid-19 no país, principalmente em Santa Catarina, o Governo Estadual delimitou, por meio de decreto, que as aulas presenciais fossem suspensas. A Unisul, que possui mais de 20 anos de experiência no ensino a distância, por meio da UnisulVirtual, prontamente encontrou uma solução para os acadêmicos: aulas presenciais suspensas, porém, transferidas para a plataforma digital. Entretanto, alguns estudantes podem estar enfrentando dificuldades na modalidade, afinal, no EaD, o aluno é o protagonista da relação de ensino.

Para o professor Roberto Iunskovski, procurador institucional da Unisul, a principal diferença entre o ensino presencial e o a distância é o papel do estudante. “O aluno, principalmente na educação superior, não pode ser passivo. Ele precisa entender que é necessário assumir seu protagonismo e corresponsabilidade no processo de ensino e aprendizagem”.

Anderson da Silveira, assistente educacional da UnisulVirtual, complementa a fala. “Talvez, neste momento, a maior dificuldade dos estudantes seja a de compreender como ocorre o processo de ensino-aprendizagem. Não existe metodologia pior ou melhor. Existem metodologias que podem ser aplicadas em contextos e necessidades diferentes, que podem funcionar ou não”.

Rotina de estudos

Além de entender seu papel, é importante que o acadêmico tenha uma rotina de estudos definida. Isso auxilia neste momento de transição. “A rotina de estudos a distância demanda de organização e mais autonomia por parte do estudante. Ele precisa separar tempo para realizar suas leituras, atividades, resolução de problemas e entrega de trabalhos. Essa dinâmica é parecida com o que ocorre nas modalidades presenciais, porém, o diferencial é que no EaD, o professor e o estudante não estão no mesmo espaço físico”, comenta Anderson.

Espaço virtual de aprendizagem

A Unisul possui todos os recursos necessários para o desenvolvimento dos estudos. Ferramentas de comunicação (mural escrito, em vídeo e áudio e e-mail geral e personalizado), midiateca com materiais diversos, ferramenta de avaliação, fóruns, exposições, web conferências, além de outas possibilidades.

“Com o espaço virtual de aprendizagem da Unisul os estudantes encontram um ambiente seguro para interação virtual, com ferramentas diversas para o desenvolvimento dos estudos, garantindo o registro de tudo que é feito”, reforça Roberto.

Anderson comenta também sobre as demandas no ensino a distância, devido ao momento histórico que os países estão enfrentando. “A necessidade de aplicar as tecnologias do ensino a distância para os crusos presenciais é uma tarefa grande e complexa. Talvez, a parte tecnológica nesse contexto seja a mais fácil de ser resolvida, porém, ainda temos entraves culturais sobre o uso das ferramentas da educação a distância. Logo, precisamos estar atentos ao fator humano, a fim de atingirmos êxito necessário para a manutenção das atividades acadêmicas”.