Criação de sites: um mercado em expansão

Nas últimas fases do curso de Sistemas da Informação, Douglas Mathiola lançou a MitWeb, uma agência digital para criação, gestão e hospedagem de sites na internet para micro e pequenas empresas. Tudo começou em 2012, quando o, ainda estudante, ingressou na Incubadora CRIE da Unisul e viu o futuro da própria carreira ser modificado pelo espírito empreendedor.

Em parceria com a CRIE, Douglas lançou em 2014 a MitWeb. A empresa desde então atua criando sites, cuidando da questão de designer, conteúdo, performance e resultados, oportunizando que empresas de menor porte também utilizem a internet para trabalhar. Naquele mesmo ano, de acordo com a Internet Live Stats, o mundo atingiu 1 bilhão de sites criados, mostrando um nicho de crescimento dos negócios digitais.

As pessoas já estão acostumadas a terem o celular na palma da mão e a qualquer dúvida “dar um Google”. Ser o resultado para algumas das pesquisas dos usuários é o que alimenta o mercado da criação de sites. No momento da elaboração da matéria, existiam mais de 1,7 bilhões de sites no mundo, conforme a Internet Live Starts, um crescimento de quase 70% desde que Douglas decidiu atuar nesse ramo.

Conselho de mestre

O professor Rafael Ávila Faraco, atual diretor do Campus da Unisul de Tubarão, teve influência direta na escolha de Douglas. De acordo com o ex-incubado da Crie, foi Rafael quem o incentivou e apresentou melhor o mundo do empreendedorismo. Isso fez com que ele buscasse na Incubadora da Universidade o suporte para dar orientação na ideia de abrir o próprio negócio.

O começo

Douglas dividia o tempo entre estudar, trabalhar e empreender. Porém, começou a não conseguir conciliar tudo e acabou focando no negócio em criação. Ele explica que encontrou na CRIE um apoio para o início dos trabalhos e que isso foi muito importante.

“Comecei na Crie em 2012 e durante todo o processo contei com consultorias e com o ambiente de negócios dentro da Universidade para me ajudar. Quando abri minha empresa, pude utilizar um espaço para trabalhar no 3º piso do Shopping da Unisul com aluguel reduzido. Tudo isso foi muito importante ao longo do tempo inicial da MitWeb, por causa desse conjunto foi que a gente conseguiu erguer a empresa e deixa-la no patamar que está hoje”, destaca o empreendedor.

Atualmente, a MitWeb conseguiu abrir a própria sede na cidade de Tubarão, saindo do espaço da Unisul. Douglas explica que mesmo tendo trancado a faculdade na época da abertura da agência pensaria no futuro em voltar à Universidade. “Não na mesma área que já atuo, mas quem sabe uma graduação em Administração me ajude a gerir a empresa e auxilie na parte técnica, seria interessante”, finaliza.