Curso de Ciências Contábeis realiza semana acadêmica em BN

Com foco na exposição de produções científicas, o curso de Ciências Contábeis da Unisul de Braço do Norte realiza sua semana acadêmica de 11 a 14 de junho. As atividades evolvem o compartilhamento de resultados e parcerias feitas ao longo do semestre com outros projetos da Universidade, como o Acolhida ao Migrante.

A coordenadora do curso em Braço do Norte, professora Dalci Mendes Almeida, explica a importância do evento para os estudantes. “É uma oportunidade que os alunos possuem de conciliar a teoria vivenciada em sala de aula com a realidade prática, além de gerar contribuições para empresas da região, ou despertar nos empresários a importância da contabilidade e como ela pode auxiliar na gestão dos seus negócios”, destaca.

Atividades

O evento começou na terça-feira (11) abordando a questão do trabalho de migrantes em empresas de Braço do Norte. Foi realizada uma oficina na área trabalhista com migrantes e empresários, com a participação de alunos do 3º semestre do curso de Ciências Contábeis. O mediador da atividade foi o professor da Unisul, Marcos Crepaldi, dentro da Unidade de Aprendizagem de Contabilidade Comercial: Operações Comerciais.

Já na noite de ontem (12), o 5º semestre apresentou os resultados de estudos de caso desenvolvidos em empresas da região. Entre os temas abordados estavam: a gestão contábil como instrumento de auxílio a continuidade da pequena empresa familiar; o princípio contábil da entidade na gestão contábil terceirizada; orçamento público como instrumento de planejamento e controle na gestão pública.

Aprendizado

A estudante Mylena Karcle Posiva relata que o evento é um momento importante da vida acadêmica dela e de seus colegas. “A nossa turma pode realizar as apresentações dos artigos elaborados e desenvolver uma troca de conhecimentos e novas ideias. Esses momentos fortalecem o meio em que estudamos, instigando, de certa forma, a curiosidade do acadêmico em querer saber e conhecer mais, e podendo assim desenvolver novas pesquisas para a área contábil”, afirma.

Programação

O evento conta com a apresentação de trabalhos que serão realizadas até sexta-feira (14). Caso deseje participar, fique atento nas seguintes datas e atividades que acontece na Unisul de Braço do Norte a partir das 19h15min.

13/6/2019

Tema: Contabilidade como instrumento de gestão – trabalhos do 5º semestre

Resultado: Elaboração e apresentação em mesa redonda de artigos de iniciação cientifica.

Proponentes: professoresDalci Mendes Almeida, Henrique de Souza Mendes, Jardel Mendes Vieira e Rafael Bittencourt Costa.

14/6/2019

Tema: Competências do profissional de contabilidade frente às necessidades da região do Vale do Braço do Norte – trabalhos do 1º semestre

Resultado: elaboração e apresentação de relatórios de pesquisa.

Proponente: professora Ivone Junges.