Curso de Gastronomia realiza uma série de eventos no mês de junho

Neste mês de junho o curso de Gastronomia da Unisul Unidade Pedra Branca realiza diversos eventos abertos ao público interno e externo da Universidade. De 19 a 21 de junho o curso de Gastronomia da Unisul Unidade Pedra Branca realiza a Semana Gastronômica, que irá oferecer 3 eventos:  Feira Gastronômica Asiática,  Palestra a Gastronomia e a Vida e o Concurso Cultural Gastronômico Creative City 2018. No dia 26/06 haverá uma Feirinha da Gastronomia e no dia 28/06 o Bistrô da Gastronomia.

No dia 19 de junho acontece a Feira Gastronômica Asiática, das 18 horas às 21 horas, no Hall do bloco C. O curso de Gastronomia convida à comunidade acadêmica e a comunidade em geral para prestigiar a Feira. As receitas servidas na Feira Gastronômica Asiática serão preparadas pelos acadêmicos do curso de Gastronomia e estarão à venda aos interessados neste tipo de cozinha. O valor cobrado se refere ao custo dos preparos. Para participar não é necessário fazer inscrição.

De acordo com o professor Daniel Paiva, responsável pela unidade de aprendizagem Cozinha Asiática, o evento pretende apresentar a cozinha Asiática dentro da gastronomia de um modo geral. “Dentro desta unidade, os acadêmicos pesquisam e testam novas receitas para aprender e também despertar o interesse para um olhar diferenciado. Além disso, o mercado da gastronomia asiática ainda pode ser explorado com criatividade e novos tipos de preparos”, ressalta o professor.

No dia 20 de junho ocorre a palestra da Semana Gastronômica, das 19h às 21h30, no auditório G, da Unidade Pedra Branca. Os palestrantes serão: Gerson Prates, que falará sobre o tema Gastronomia e a Vida. Já a segunda palestrante, Marcia Teschner, representante da Floripamanhã, abordará  o tema Florianópolis – Cidade Unesco da Gastronomia. As inscrições online são gratuitas e permanecem abertas até 19/6.

Já no dia 21 de junho, ocorre o Concurso Cultural Gastronômico Creative City 2018, das 19h às 22h, no restaurante escola do Curso de Gastronomia na Unidade Pedra Branca. O evento pretende ajudar no incentivo ao desenvolvimento da Gastronomia nas cidades, valorizando sua cultura e tradição, com o objetivo final de receber o conceito de Cidade Gastronômica, da Unesco. Para participar do Concurso, acesse o edital  e faça sua inscrição, até 14/6, pelo e-mail paiva.daniel@unisul.br. Para assistir a apresentação dos pratos, inscreva-se online até 20/6.

Mais informações sobre a semana da gastronomia pelo email: paiva.daniel@unisul.br

Ainda no mês de junho, ocorre outro evento do curso: a Feirinha da gastronomia, no dia 26 de junho, as 16 horas, na Unisul Unidade Pedra Branca, em frente ao bloco C.

Cardápio da Feirinha Gastronômica

• Cachorro quente com bacon crocante, queijo gratinado e maionese caseira – R$ 8,00
  • Mini pizza – file com cheddar, brócolis, tomate confit e ricota –  R$ 8,00
  • Sanduíche de costela com vinagrete, maionese caseira e barbecue – R$ 10,00

Já no dia 28 de junho, às 20 horas, ocorre o Bistrô da Gastronomia Unisul ‘Uma Noite na Itália’ – projeto amigo cozinheiro, no restaurante Ponta D’Agulha Costelaria, no Passeio Pedra Branca, em Palhoça, com o Chef Uesley Zata. Será servido de entrada Brusquetas caprese com pães de fermentação natural; O prato principal será Tortelline recheado com costela ao molho do próprio assado (Jus Lié) e de sobremesa Cheescake brule com caramelo salgado.