Curso de Ventilação Mecânica Não-Invasiva recebe inscrições

As inscrições para o curso de Ventilação Mecânica Não-Invasiva: evidências e prática clínica, podem ser realizadas até o dia 19/11. O investimento é de 2x de R$ 190,00. Com duração de 12 horas, as aulas acontecem no dia 30/11 das 18 às 22h e no dia 01/12 das 8 às 12h e das 13 às 17h na Unisul Unidade Pedra Branca. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

A ventilação não invasiva (VNI) consiste na aplicação de um suporte ventilatório sem precisar da utilização de métodos considerados hostis. Desta forma é possível evitar diversas complicações associadas à intubação oro traqueal e ventilação mecânica invasiva. O conhecimento teórico-prático na indicação e aplicabilidade da VNI em pacientes hospitalares é de fundamental importância para profissionais da saúde, pois pode reduzir o risco de pneumonia nosocomial, a necessidade de intubação e a mortalidade.

O curso será dirigido por estudos de casos, onde o estudante fará simulações de situações baseadas em casos clínicos reais, permitindo assim uma melhor interação entre a teoria e a prática. Podem participar fisioterapeutas, médicos e estudantes dos cursos de Fisioterapia e de Medicina.

Conteúdos do Curso

• Aspectos históricos e evolução da ventilação mecânica não invasiva;
  • Conceitos importantes, indicações e contraindicações;
  • Efeitos pulmonares e hemodinâmicos da pressão positiva;
  • Modos e modalidade de VNI;
  • Interfaces e tipos de equipamentos para VNI;
  • Aplicabilidade clínica nas principais situações e suas particularidades (Exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica, edema agudo de pulmão, pós-operatório imediato, asma, pneumonia, estratégia de desmame, pós-extubação e SDRA);
  • Aplicabilidade clínica nas situações especiais (Cuidados paliativos e durante o exercício)
  • Evidências científicas;
  • Prática: simulação e resolução de casos clínicos.