Curso ensina técnicas de produção das placas para controlar o bruxismo

O curso de curta duração de Placas Oclusais ensina a produzir e ajustar os dispositivos que auxiliam no controle do bruxismo do sono. As inscrições encerram no dia 02 de setembro e podem ser feitas pelo portal Unisul.

Para o professor Roberto Garanhani, responsável pelas aulas, o tema tem suas divergências pois existem vários desenhos, materiais e métodos usados para confeccioná-las. Essas dúvidas serão colocadas aos alunos, se existe uma espessura correta, se sua indicação está aumentando, como ela atua, o uso dela no sono entre outros assuntos.

“Devido a isso e ao grande número de pacientes com esta necessidade, é de muita importância que o dentista conheça qual placa é mais eficiente e segura para seu paciente, com informações vindas da ciência mais atual e não no dr google. O curso ainda trará aulas clínicas com pacientes, proporcionando experiência do dia-a-dia da profissão na prática, dando ainda mais informação e preparo aos alunos”.

O professor Roberto ainda destaca que curso tem um diferencial a partir de técnicas de fabricação mais acessível. “A partir disso pode ser usada em serviços sociais. Esses métodos fazem parte do Projeto Placa Social, em conjunto com as prefeituras de Florianópolis, Palhoça, Curitiba e PucPR”.

O que é bruxismo do sono?

O bruxismo do sono é um comportamento muscular caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária, com aplicação de forças excessivas sobre a musculatura mastigatória enquanto você dorme. As Placas Oclusais são dispositivos que controlam as consequências do bruxismo do sono. Elas não tratam, pois, a etiologia está no sistema nervoso central.

Conteúdos do Curso

Teórico:

• Oclusão Dentária: conceitos clássicos & evidência científica, mudou alguma coisa?
  • Bruxismo: conceitos atuais, o papel do Bruxismo em vigília e controle
  • Placa Estabilizadora Rígida? Total? Maleável? Front Plateau? NTI?
  • Existe uma espessura correta?
  •  Sua indicação está aumentado?
  •  Como ela atua? Preciso da toxina botulínica?
  •  Uso no sono, durante a vigília e por quanto tempo?
  •  Moldar ou escanear? Fresada ou impressa? Chegou a hora do digital?
  •  Articulador semi-ajustável, Arco Facial, RC ou MIH, desprogramadores e registros interoclusais: posso simplificar sem prejuízo para o resultado final?
  •  Placa Mista: alternativa temporária, imediata e finalidade social.

Clínico:

•  Demonstração da confecção e ajuste de uma placa mista pelo professor.
  • Trabalhando em duplas, confecção e ajuste de uma placa mista. Cada aluno sai com sua placa feita pelo colega.
  • Este exercício (placa mista) possibilita conhecer todos os detalhes do desenho de uma placa rígida convencional, feita em laboratório.

Início das aulas

São 40h/aula na unidade Pedra Branca sempre às quartas-feiras das 13h às 18h30 e das 19h às 22h, de 11 de setembro a 16 de outubro. O curso de curta duração de Placas Oclusais é destinado a profissionais já formados ou graduandos do curso de Odontologia da Unisul e cirurgiões dentistas.

Você range os dentes? A Odontologia tem a solução