Curso preparatório para o exame de proficiência linguística da ANAC recebe inscrições

Teste avaliará as habilidades dos profissionais de aviação com a língua inglesa

A segurança nas comunicações radiotelefônicas entre pilotos de aeronaves, controladores de trafego aéreo e operadores de estações radiofônicas é monitorada pela Organização de Avião Civil Internacional, OACI. O órgão também é responsável por estabelecer as normas e requisitos relacionados à proficiência linguística desses profissionais.

Aqui no Brasil, país-mebro da OACI, as habilidades com a língua inglesa são avaliadas pela Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, por meio de um teste em que são submetidos os profissionais da aviação, afirma o professor Paulo Roberto dos Santos, do curso de Ciências Aeronáuticas. “O teste aplicado pela ANAC analisará a proficiência linguística, da fala à compreensão dos pilotos de aviação, helicóptero, aeronave de decolagem vertical e dirigível, nas operações que envolvem a aeronave civil brasileira fora da jurisdição do espaço aéreo brasileiro”.

Estudos revelam que, apesar de alguns profissionais da aviação terem alguma fluência em língua inglesa, o que sabem, muitas vezes não é o suficiente para resolver situações de risco.

Para preparar esses profissionais da aviação, a UnisulVirtual lançou o Curso Intensivo Preparatório para a Prova da ANAC/ICAO. O Curso tem a duração de 60h e será realizado na modalidade a distância. Após a conclusão, o estudante estará apto a:

• Comunicar-se em língua inglesa, em nível avançado, utilizando estruturas voltadas à aviação;
  • Utilizar adequadamente a fraseologia empregada na prática diária dos profissionais da aviação;
  • Compreender diálogos e textos orais, focados na área técnica, em língua inglesa;
  • Familiarizar-se com abreviações, siglas e sinais pertinentes à aviação;
  • Analisar e gerenciar problemas relacionados a possíveis falhas, riscos e intempéries;
  • Reconhecer recomendações da ANAC para situações específicas.

As inscrições encerram no dia 20 de abril de 2017 e devem ser feitas aqui no site do curso. O pagamento deverá ser efetuado em parcela única de R$ 420,00. Podem participar profissionais e estudantes de cursos de formação da área de aviação e demais interessados em aprimorar a proficiência na língua inglesa.