Cursos de Educação Física devem passar por mudanças

Os professores do curso de Educação Física da Unisul e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), José Acco Junior e Luciane Lara Acco, coordenadora do curso, participaram do 7º Encontro dos Coordenadores promovido pelo CREF3/SC, realizado em Florianópolis. O tema central dos debates foram as Diretrizes Curriculares (DCNs). Estiveram presentes no evento, coordenadores de cursos de Educação Física de todo o estado de Santa Catarina.

A partir de agora, segundo as novas DCNs, haverá um ingresso único com duas possibilidades de finalização, ou seja, a partir da segunda metade da graduação o estudante vai optar por Licenciatura ou por Bacharelado. A instituição de Ensino Superior, de acordo com sua autonomia e políticas institucionais, ofertará a Licenciatura ou o Bacharelado, ou ainda, ambas as formações. Sendo a parte inicial do curso para formação básica e na segunda metade, para a formação específica.

Mudanças para a Unisul

Para a coordenadora do curso de Educação Física da Unisul, após a nova diretriz, algumas mudanças precisarão acontecer nos cursos da universidade. “A Nova Diretriz convida a repensar sobre a formação profissional na área, a organização e a operacionalização dos componentes curriculares, práticas e atividades complementares, e a política da instituição”, comenta Luciane.

A coordenadora destacou ainda que a Unisul terá até 2020 para pensar junto à sua Pró-Reitoria de Ensino a reformulação do currículo do curso, de forma a atender às necessidades do mercado de trabalho. O objetivo é garantir inovação e uma formação de qualidade, qualificando cada vez mais os profissionais que escolhem a Unisul e os cursos de Educação Física para sua formação.

Cenário atual

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, foi o palestrante sobre as novas Diretrizes Curriculares e comentou ainda sobre o cenário dos cursos de Graduação no país. Hoje, no Brasil, existem mais de 35 mil cursos de graduação avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), sendo desse número, 612 de Educação Física.