Defesa de Dissertação do PPGCS acontece em Tubarão, 2/12

Na sexta-feira, 2/12, o mestrando do Programa Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Anderson Eberhardt Assumpção defendeu, em sessão aberta, a dissertação ‘Desenvolvimento de formulação fitoterápica com extrato de alcachofra (Cynara Scolymus) e batata yacon (Smallanthus sonchifolius) e a atividade lipêmica em cães obesos’, na Sala de Treinamento do Prédio Sede, Tubarão.

O resultado da defesa de dissertação foi a aprovação do mestrando.

A banca foi composta pelo Doutor Luiz Alberto Kanis – Orientador, Doutor Alan Gomes Pöppl – Departamento de Medicina Animal – UFRGS – Avaliador Externo, e Doutora Gislaine Tezza Rezin – Avaliador Interno.

Defesa de Dissertação: resumo

Introdução: A obesidade na espécie canina vem crescendo em todo o mundo assim como na humana. Como consequência disto, os animais podem desenvolver diversas alterações físicas e metabólicas como as dislipidemias caracterizadas por hipercolesterolemia e/ou hipertrigliceridemia que predispõem a doenças como xantomas cutâneos, lipemia da retina e pancreatite.

Objetivo: foi desenvolver formulação fitoterápica com extrato de alcachofra (C. scolymus) e batata Yacon (S. sonchífolius) e avaliar a atividade lipêmica em cães obesos. Métodos: foram criadas duas formas de biscoitos, uma contendo os ativos com alcachofra e batata Yacon e outra forma sem os ativos. Os biscoitos foram analisados quanto as características físico químicas de peso, pH, umidade, CCD e CLAE no tempo zero e após seis meses. Foram utilizados cães obesos da raça Labrador, com 5 a 12 anos de idade, randomizados em dois grupos. Grupo Controle recebeu dieta com ração e biscoitos sem os ativos e grupo Tratado recebeu dieta com ração e biscoitos contendo ativos com extratado de alcachofra e farinha de batata Yacon durante oito semanas. O diagnóstico de obesidade nos animais foi avaliado através do peso corporal, ECC e IMCC. Os animais foram submetidos a coletas sanguíneas no primeiro dia e a cada 15 dias até completar oito semanas de estudo. Os exames realizados foram hemograma, função renal, função hepática, estresse oxidativo e análise lipêmica.

Resultados: os biscoitos não apresentaram variação significativa no peso, pH e teor de ácido clorogênico, no entanto a umidade reduziu significativamente. As análises clínicas de hemograma, função renal, função hepática, estresse oxidativo não apresentaram alterações significativas para ambos os grupos. A análise lipídica apresentou diferenças estatísticas com redução significativa do colesterol total e do HDL para o grupo tratado. As análises de LDL e triglicérides não apresentaram diferenças significa’ as e os grupos.

Conclusão: os biscoitos produzidos mantiveram-se estáveis por seis meses e não provocaram toxicidade aos animais. A administração dos biscoitos contendo os ativos alcachofra e batata Yacon promoveu redução significativa do colesterol total e HDL no grupo Tratado. Os principais mecanismos para redução do colesterol podem ser atribuídos ao ácido clorogênico luteolina contidos na alcachofra e aos frutanos inulina e FOS presentes na batata Yacon.

Descritores: obesidade, biscoitos, cães, dislipidemias alcachofra, batata Yacon.

Texto: Comunicação Unisul

COMPARTILHAR