Delegação da Unisul acompanha conferência sobre mudanças climáticas na Polônia

A delegação do curso de Relações Internacionais da Grande Florianópolis, formada pelo professor dr. Rafael de Miranda Santos e os estudantes Fernanda Fink Schappo, Heitor de Souza Carone Guedert, Matheus Berger Severo e Roberta Pereira Oliveira Correa, está em Katowice, na Polônia, para participar da Conferência das Partes das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP24).

Pela segunda vez, a Universidade acompanha a COP, junto à comissão brasileira, sendo que todos estão credenciados na Organização das Nações Unidas (ONU).

O professor Rafael, considera a COP24 fundamental para combater as mudanças climáticas, a partir do que ficou estabelecido durante a COP21, em Paris. “O objetivo desta COP é extremamente ambicioso por criar mecanismos de implementação segundo ficou estabelecido no Acordo de Paris ou, como disse o SG Antonio Guterres, criar um livro de regras para colocar em prática os objetivos estabelecidos em Paris, na COP21,  em 2015. Por esta razão, conforme afirmado pelo Presidente da COP-24, ministro Michał Kurtyk, o sucesso do Acordo de Paris depende do sucesso aqui em Katowice”.

Nesta edição, os estudantes participam como observadores das negociações e em eventos paralelos da COP24, uma experiência diante das realidades das negociações internacionais. “Esta é uma oportunidade para que vivenciem como as diferentes formas de cooperação internacional pública ou privada e as dinâmicas de poder que permeiam as negociações. Além disso, os alunos são preparados para atuar em ambientes nos quais os participantes utilizam pelo menos uma língua estrangeira, normalmente, a língua inglesa”, explica o professor Rafael.

Conferência das Partes das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas

A Conferência das Partes das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP), reúne Estados-partes periodicamente para debater e decidir questões que afetam a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. A 24ª edição do COP24, na Polônia encerra no dia 14/12.

Conheça o Curso de Relações Internacionais da Unisul