Design promove debate sobre o impacto do plástico no meio ambiente

Os estudantes do curso de Design receberam o vereador Pedro Silvestre para falar sobre o impacto causado pelo consumo do plástico no meio ambiente, na última quarta-feira 09, na Unidade Dib Mussi.

O Curso de Design demonstra essa preocupação com o meio ambiente em trazer aos ambientes de aprendizagem os estudos do ciclo de vida dos produtos, processo de reciclagem e impacto ambiental dos materiais sempre em sintonia com os projetos e as causas trabalhadas em Florianópolis.

Nesse sentido, a palestra aproximou os estudantes com a visão do agente público, na figura do vereador, que destacou o Movimento Floripa Livre de Plástico, projeto que atua principalmente na limpeza de praias para conscientizar acerca dos danos pelos materiais plásticos de uso único.

Devido a temática, o que era para ser apenas uma palestra tornou-se um debate pela interação entre os estudantes e o vereador que mostraram como cada lado pode contribuir de alguma maneira. “Foi muito bacana porque chamou a atenção, provocou bastante os estudantes para a reflexão e dentro da nossa missão como designers, sendo quem projeta novos produtos, seleciona materiais, especifica indiretamente ou às vezes diretamente, qual o impacto ambiental que a produção e o nosso sistema de consumo geram na sociedade”, comemorou o coordenador do curso, professor Ricardo Straiotto.

A ideia do encontro surgiu de uma parceria da professora de projeto de viabilidade em Ecodesign, Kamilla Souza com a coordenação do Design pela relevância do tema além de expandir a vivência em sala de aula.