Curso de Design cria embalagens sustentáveis para marca de laticínios

Os estudantes do curso de Design receberam a missão de desenvolver embalagens sustentáveis para inserir no portfólio da marca Vigor. Os materiais fazem parte da exposição “Embalagens, Sustentabilidade e Ética”, no hall da unidade Dib Mussi em Florianópolis, que encerra em 30/03.

A proposta acadêmica sem fins lucrativos tem como objetivo inserir no portfólio da marca Vigor embalagens que se diferenciam de outras marcas, com inovações no campo do sustentável e uma boa estratégia de design. “Para desenvolver competências e habilidades era preciso garantir que as embalagens teriam, o que é chamado de Cradle to Cradle, ou no português, Do Berço ao Berço, expressão usada na análise de ciclo de vida para descrever o processo linear de extração, produção e descarte”, explica Carlos Alberto da Silva, professor e orientador do projeto.

O Professor ainda complementa que o foco em sustentabilidade e ética está representado pelos princípios ambientais. “Em especial atenção desse projeto, foi no ciclo de vida do produto. Materiais, processos de fabricação e descarte que nos desse a garantia, que a embalagem teria o que chamamos de análise do ciclo de vida dentro de uma perspectiva ecológica”.

Neste semestre os estudantes da unidade de aprendizagem em Projeto de Mobiliário Urbano desenvolvem equipamentos para diversas praças de Florianópolis com foco na sustentabilidade.