Engenharia: diversidade de áreas é atrativo na profissão

A profissão de engenheiro foi regulamentada em 1933 e a área é uma das mais procuradas pelos estudantes. Um dos grandes atrativos é a quantidade de variedade e carreiras que o profissional pode seguir. Neste dia 11 de dezembro é comemorado o Dia do Engenheiro. Com o passar do tempo, e com o surgimento das novas áreas, muitas outras datas comemorativas relacionadas a engenharia foram sendo incluídas no calendário.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o engenheiro, para exercer a profissão, deve ter registro nos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (Crea). Junto com o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), o Crea é responsável pela fiscalização do exercício da profissão.

Na Unisul, os cursos de Engenharia sempre estão entre os mais procurados pelos estudantes.

Engenharia Ambiental e Sanitária (Campus Grande Florianópolis): Responsável pelo desenvolvimento econômico sustentável. Cria e aplica tecnologias para proteger o meio ambiente apesar das atividades humanas.

Engenharia Civil (Campi Tubarão e Grande Florianópolis): Responsável por projetar, gerenciar e executar obras de diferentes tipos, como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas e muito mais.

Engenharia Elétrica (Campi Tubarão e Grande Florianópolis): Responsável por atuar na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas relacionadas à potência da energia.

Engenharia Química (Campi Tubarão e Grande Florianópolis): Responsável por desenvolver processos industriais. O engenheiro químico cria produtos como fertilizantes, medicamentos, extração de matérias-primas e muito mais.

Engenharia de Controle e Automação (Campus Tubarão): Responsável por desenvolver e executar projetos de automação industrial. Ele projeta e opera equipamentos nos processos automatizados.

Engenharia de Petróleo (Campus Tubarão): Responsável pela extração, produção e comercialização de petróleo. Ele atua em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e em petroquímicas.

Engenharia de Produção (Grande Florianópolis): Responsável pela elaboração do processo produtivo de uma empresa, gerenciando os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade.