Dia Internacional da Mulher: gentileza gera gentileza

Ser mulher não é fácil. Algumas vezes, elas se deparam com situações para as quais não estão preparadas. Isso resulta em desconfortos que poderiam ser evitados com certos gestos de gentileza. Pensando nisso, os alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Dehon criaram, dentro do Projeto Cientistas em Ação e inspirados no Dia Internacional da Mulher, a ação “Pegue quando precisar, reponha quando puder”.

Os estudantes disponibilizaram cestinhas com produtos de higiene para as meninas/mulheres, a fim de auxiliá-las nos possíveis imprevistos de suas vidas. Segundo a aluna Ana Julia Kilipper Severino, que participou do desenvolvimento do projeto, estão disponíveis absorventes, remédios para cólica, desodorantes, escovas de cabelo, entre outros itens. “A proposta é que as meninas usem os produtos quando necessário e reponham um outro dia. Incentivando o auxílio mútuo entre as mulheres”, enfatiza.

Cientistas em Ação

O projeto simula a criação de pequenas empresas e desenvolvem ações sociais em parceria com algumas entidades da região. Além disso, estimulam o trabalho em equipe e buscam desenvolver o espirito de empreendedores sociais nos estudantes. Participam do Cientistas em Ação os alunos das segundas séries do ensino médio.

“Acabamos descobrindo talentos e líderes natos entre os alunos. Todos se envolvem numa corrente do bem e é algo que contagia. A concorrência é deixada de lado e o olhar ao próximo é o grande resultado, isso faz com que o projeto seja algo transformador”, afirma Cléber Corrêa, professor do Colégio Dehon e coordenador do Projeto Cientistas em Ação.