Direito e aviação compõem seminário durante a Semana da ASA, em outubro

A reunião entre professores de graduação e pós-graduação da Unisul com o Tenente Coronel Aviador Luiz Santos Alves, iniciou os trabalhos para planejar o Seminário de Direito Penal Aeronáutico, previsto para 17/10, na Base Aérea de Fpolis (BAFL).

O evento, com perspectiva de abordagem inédita, faz parte das comemorações alusivas à “Semanada da Asa”, anualmente promovida pela BAFL e terá transmissão ao vivo para todo o Brasil. Além de integrar o Calendário Acadêmico dos cursos de graduação em Direito, Ciências Aeronáuticas e Pós-graduação em Gestão e Direito Aeronáutico.

Atividade aérea

A atividade aérea e segmentos nos últimos anos atravessam significativas mudanças tecnológicas e institucionais que atingem a todos os ramos da aviação como: a aviação militar, civil, geral e experimental, aponta Giovani de Paula, coordenador da pós em Gestão e Direito Aeronáutico. “Tais modificações implicam desde o transporte de pessoas e de cargas, a realização de serviços como a aviação agrícola ou a aerofotogrametria, o avanço de grandes empresas comerciais, a aviação regular e de táxi aéreo e as atividades de lazer, dentre outras formas de emprego”.

Direito aeronáutico

O avanço no emprego de aeronaves tripuladas e não tripuladas implicam na necessidade de novos marcos regulatórios e conhecimentos voltados à sua operação visando, diante do potencial de novos riscos, sobretudo a segurança de voo.  “E o Direito Aeronáutico tem assumido relevante importância diante das responsabilidades inerentes às atividades aéreas e correlatas para as empresas, organizações e para as pessoas que passam a ter cada vez mais um emaranhado de repercussões jurídicas complexas, em que tem-se destacado mais recentemente o âmbito jurídico penal”, explica o Giovani.

Equipe da Unisul envolvida no planejamento do seminário

O grupo de trabalho conta com os professores da Unisul: Virgínia Lopes Rosa, coordenadora do curso de Direito da Unidade Pedra Branca; Giovani de Paula, coordenador da Pós-graduaçāo em Gestão e Direito Aeronáutico; Adenir Siqueira Viana, Adriano Martendal e a tutora Luciana Demarchi.

Os cursos da Unisul

Direito

Além de formar profissional com conhecimentos sólidos em ciência do Direito que envolve desde a prestação, promoção da justiça e desenvolvimento da cidadania, o Curso de graduação alia a teoria à prática nos estágios supervisionados e Escritórios Modelo e os alunos atendem diretamente à população. As aulas são ofertadas em todos nos Campi presenciais e Unidades. Mais informações sobre o período de inscrições no site da Unisul.

Pós em Gestão e Direito Aeronáutico

O curso é ofertado no ensino a distância da Unisul, pelo Campus UnisulVirutal, e aplica os conhecimentos de normas e leis para organizar o transporte aéreo, de forma a aprimorar as principais habilidades gerenciais. Mais informações sobre o período de inscrições no site da Unisul.

COMPARTILHAR