Disciplina é a palavra chave para se dar bem com a metodologia EaD

O ensino a distância pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. Na verdade a resistência dá-se pelo fato de o estudante não estar preparado para esta metodologia que requer habilidades como disciplina, proatividade, organização e autonomia. E para auxiliar com o processo de aprendizagem o estudante pode basear-se nas seguintes orientações:

1) Controle do variável tempo: ter um horário específico para dedicar-se aos estudos. Isto ajuda na criação de uma rotina adequada;

2) A aprendizagem é processual: o estudo de qualquer disciplina deve ser feito processualmente. É melhor estudar cinco dias, uma hora por dia, do que cinco horas num único dia;

3) Ter um ambiente adequado: evitar locais que possam conter muitos estímulos dispersivos.

Nesse contexto, adotar uma rotina é muito importante. Afinal, quando o estudante acessa o ambiente virtual de aprendizagem diariamente, no mesmo horário, tem a possibilidade de interagir com os colegas e criar vínculos que incentivam a seguir com os estudos, aponta Anderson da Silveira, assistente educacional da UnisulVirtual. “Sabemos que a motivação é um componente indispensável no processo educativo. Engana-se quem pensa que a formação acadêmica se resume apenas a uma dimensão racional. Não! Ela também é permeada de afeto, que é o combustível da ação humana”.

Ainda segundo Anderson, a formação do ensino superior deve ser um compromisso ético, pois para uma aprendizagem de excelência, o estudante precisa dedicar-se de forma intensa. “Digo isto, porque não existe uma regra de ouro que possa ser aplicada a todas as pessoas. Porém, sabemos que algumas estratégias comportamentais podem contribuir para uma aprendizagem de qualidade”.

O EaD da Unisul

Na UnisulVirtual, o ensino a distância, se faz por excelentes profissionais e o estudante tem a disposição um ambiente virtual desenvolvido pela própria Unisul, que oferece fácil navegação e que se adapta a qualquer dispositivo.

“Além disso, a maior parte dos nossos materiais didáticos também são elaborados por nossos professores e equipes internas. Isso concede à UV uma identidade e um modus operandi único. A qualidade do nosso corpo docente também é um diferencial comumente referenciado pelos nossos estudantes e egressos. Não por acaso, nossos cursos são muito bem posicionados nos exames do ENADE”.

Em relação às dúvidas metodológicas, essas geralmente estão ligadas ao sistema de avaliação das unidades de aprendizagem (disciplinas) e nas questões sobre os prazos e ofertas de turmas. Ao mesmo tempo, a Universidade atua já no período de adaptação com o EaD. “Antes de iniciarem as atividades do curso, os discentes participam de um Programa de Integração no qual lhes apresentamos o Campus UnisulVirtual. Com isso, o aluno tem a oportunidade de conhecer de forma detalhada a metodologia da UV e sanar possíveis dúvidas”, conclui.