Dissertação destaca papel de catadores de material reciclável

O mestrando Rafael Cardoso da Silva defendeu a dissertação de mestrado intitulada “Uma ‘ad-miração’ do ser no mundo d@s catador@s de material reciclável”. O trabalho procurou desvelar como os catadores de material reciclável se percebem enquanto sujeitos no seu contexto cotidiano, de seus espaços de vida, de atuação na sociedade e no universo do material descartado pela sociedade, com vistas a reconhecer possíveis processos/práticas educativos formais, não formais e de valorização desses atores. A dissertação fez parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unisul e o trabalho orientado pela professora Dra. Fátima Elizabeti Marcomin, também do PPGE.

De acordo com a orientadora, “o trabalho traz uma importante contribuição ao reconhecimento dos catadores, enquanto profissionais e seres da sociedade, que interagem nela e com ela, e, portanto, inúmeras vezes ‘in-visíveis’ a essa mesma sociedade. Somos e seremos eternamente gratos aos catadores por nos oportunizarem a realização da pesquisa e compartilharem conosco suas experiências de vida nesse trabalho”.

Para Rafael, “a pesquisa é importante por dar visibilidade para esses profissionais (catadores). Um momento em que possuem espaço para se expressar como realmente são”. Além disso, a participação do professor Dr. Vilmar Alves Pereira, que possui vasta experiência na área, trouxe contribuições importantes ao trabalho, bem como as demais representantes da Unisul.

A banca foi composta pela professora orientadora Dra. Fátima Elizabeti Marcomin (PPGE/UNISUL), Dra. Yalin Brizola Yared (avaliadora interna) e Dra. Tânia Mara Cruz (avaliadora interna – esta emitiu parecer por encontrar-se em viagem previamente agendada), e pelo professor Dr. Vilmar Alves Pereira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande (PPGEA/FURG/RS) – único Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental do Brasil – e editor da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA).