Documentário exibe a realidade da educação brasileira na Unidade Pedra Branca

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) exibe o documentário “Educação: uma montagem sobre o estado da educação no Brasil hoje”, no dia 27/08, às 9h, na Unidade Pedra Branca. Na sequência, haverá um debate com o diretor Cezar Migliorin, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Educação: uma montagem sobre o estado da educação no Brasil hoje

O filme dirigido e produzido por Isaac Pipano e Cezar Migliorin, apresenta um panorama dos pensamentos sobre a questão no Brasil composto por imagens de ocupações nas escolas, discursos institucionais e jornalísticos. “Há uma evidente inquietação com as formas como a educação pode apenas reproduzir o mundo que temos hoje. A educação é um mapa de uma disputa por corpos, verbas e formas de vida que acontece em torno da educação no Brasil”, contam os produtores.

A pesquisa em educação possibilitou esclarecer dois pontos, explicam os diretores: “o primeiro é a capilaridade do tema: em toda parte a educação é discutida. O segundo é a facilidade com que se fala abertamente sobre educação. O desafio, então, era fazer uma montagem que colocasse o espectador no centro das disputas, poderes, discursos e resistências que atravessam a educação, mas, sobretudo a escola”.

Os diretores

Cezar Migliorin é Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ/Sorbonne-Nouvelle, Paris e professor do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF. Além disso, é autor do livro “Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá” e organizador do livro “Ensaios no Real: o documentário brasileiro hoje”.

Isaac Pipano é doutorando em Comunicação pela UFF e coordenador pedagógico e idealizador do projeto “Inventar com a Diferença – Cinema, Educação e Direitos Humanos”.

O trailler do filme está disponível no link: https://vimeo.com/218567128

Agende-se: