Dossiê relata trajetória da educação infantil no Brasil e na Itália

Por: Mestrado em Educação Unisul

Acaba de ser publicado o Dossiê “A educação e cuidado de bebês e crianças bem pequenas na creche: Diálogos entre Brasil e Itália”, na revista Poiésis. Organizado pelas professoras Dra. Luciane Pandini Simiano (UNISUL/ Brasil) e Dra. Clara Silva (Università degli Studi di Firenze/Itália) o dossiê foi tecido numa rica parceria entre muitos interlocutores, que têm realizado estudos e pesquisas, no Brasil e na Itália, no campo da educação infantil.  A trajetória da educação infantil no Brasil e na Itália tem histórias e vicissitudes próprias e nesse sentido não há intenção de comparar práticas educativas dos diferentes contextos nacionais. Desse modo, o trabalho conjunto propõe partilhar as escolhas, ênfases e experiências que pesquisadores e professores de ambos os países têm feito no sentido de melhor contribuir para o enriquecimento das discussões relativas a educação e cuidado de crianças com até 3 anos de idade em contextos educativos.

Trata-se de um Dossiê importante para a área da educação infantil, tendo em vista a escassez de material disponível sobre crianças tão pequenas, e, mais ainda, pela possibilidade de fazer esse trabalho conjuntamente com pesquisadores da Itália, que é considerada mundialmente local privilegiado de produção de conhecimento acerca da pedagogia para a primeira infância.  No entrecruzamento de olhares, as pesquisas apresentadas estabelecem um conhecimento mais pontual sobre a especificidade da educação de crianças de 0 a 3 anos, tendo como ponto de partida  o reconhecimento das crianças como cidadãs desde o nascimento, a necessidade de (re)pensar a docência e a melhoria da qualidade de oferta ao atendimento às crianças pequenas e suas famílias.

Para a concretização deste trabalho cabe destacar o apoio fundamental da FAPESC pelo financiamento do projeto “A Documentação Pedagógica no Contexto de Educação Infantil: Perspectiva para Docência e formação de professores, que possibilitou a Luciane Pandini Simiano realizar pesquisa no contexto educativo italiano, estreitar relações e ampliar e produzir conhecimentos na área da educação infantil.