Edital do Enem 2019 é publicado

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta segunda-feira, 25/03 pelo Ministério da Educação. O MEC anunciou algumas mudanças nesta edição, como o aumento da taxa de inscrição que passa a ser de R$ 85,00. As inscrições podem ser feitas de 6 a 17 de maio de 2019, pelo site do ENEM: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial

De acordo com o professor Ronnie Peterson Baasch, coordenador do projeto Unisul.Futuro, os candidatos devem ficar atentos aos prazos que começam a contar daqui para frente como a solicitação de isenção, justificativa de falta, inscrições e as provas.

“Umas das novidades deste ano é a inclusão de foto na inscrição e a adoção de outros procedimentos de segurança como a revista dos lanches levados pelos candidatos. Já a taxa de inscrição teve um aumento de R$3,00 em relação ao valor cobrado no ano passado.  Com relação a acessibilidade, a novidade desta edição é que os candidatos surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar logo na inscrição se fazem uso de aparelho auditivo”, explica Ronnie.

Esta é a terceira vez que as provas ocorrem em dois domingos consecutivos. Essa decisão ocorreu após o MEC realizar uma consulta pública.

A prova do Enem é a principal forma de ingresso ao ensino superior no Brasil, pois a nota obtida pode ser utilizada pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).   

COMPARTILHAR