Possibilidades: Editora Unisul lança duas obras nessa quinta-feira, 25

A Editora Unisul publica duas obras: A Santa Sé, O Mundo Árabe e os Templários e Uma Ilha como nenhuma outra, em Florianópolis.  O lançamento está marcado para essa quinta-feira (25), às 20h, no Conselho Regional de Medicina (CRM) –  Memorial do Médico, na Rodovia José Carlos Daux, SC – 401. Os livros podem ser adquiridos com os próprios autores.

A Santa Sé, O Mundo Árabe e os Templários

O livro A Santa Sé, O Mundo Árabe e os Templários reúne em doze capítulos inúmeras teses levantadas sobre os templários. Da autoria de Armando José D`Acampora, Rodrigo Tadeu Pimenta de Oliveira, Roberto Luiz D`Avila e Daniel Cravo Silveira, lançado pela Editora Unisul, permite uma reflexão valiosa sobre a história da Ordem, além de instigar os leitores a uma constante busca de informações sobre os fatos acerca dos Pobres Cavaleiros de Cristo. O objetivo é mostrar que a história está sempre evoluindo e precisa continuar sendo reescrita. O intuito é que o assunto seja revisto, estudado e não fique apenas nas escritas do livro.

Os templários, Ordem que existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, como espécie de exército religioso, tinha como principal função militar, ajudar os cristãos a retomarem o controle da Terra Santa (Jerusalém), tomada pelos muçulmanos. Os autores, conduzem-nos a uma viagem abordando assuntos que vão desde a origem até o fim da Ordem. Entre eles, analisam o Ocidente, o Oriente, o surgimento dos Templários, o rito iniciático, a criação oficial, as cruzes, os selos, o poder e a riqueza da Ordem, o Templo de Salomão, o Sistema Processual Penal da Santa Inquisição, o Processo contra os Templários que permitia a denúncia anônima e o fim da Ordem.

A obra também trata questões relacionadas a Ordem dos Hospitalários, Maomé e a nação Árabe, o panorama geral da Europa, a Europa e Santa Sé e os fatos históricos. Também é descrito as nove cruzadas, um marco na trajetória templários. Ao final, os leitores podem encontrar um capítulo dedicado exclusivamente a curiosidades sobre o tema.

Uma Ilha como nenhuma outra

A história de todas as cidades, só é construída através de civilizações que passaram por ela e deixaram as marcas de uma cultura e crença. Para falar de Florianópolis e suas ‘’estórias’’, Armando e Regina dão vida a esses personagens, mostrando que a ‘’Ilha da Magia’’ não é mágica porque queremos que seja. É mágica porque fazemos parte das histórias construídas pela cultura local.

Uma Ilha como nenhuma outra, livro escrito por Armando José d`Acampora e Regina Carvalho, lançado pela editora Unisul. Reúne em 13 capítulos, histórias de figuras importantes e outras esquecidas, que marcaram o cotidiano e a vida de muitos moradores.

A obra além de mostrar a diversidade da Ilha, busca preservar a tradição das histórias que são contadas pelos nossos antepassados. O livro nos conduz a uma viagem do antigo Desterro até a Florianópolis atual, com seus encantos, contos e crendices. Tudo, relatado através de pessoas com uma vida simples, mas que representam a verdadeira cultura local.

Armando José d`Acampora é médico, Cirurgião Geral e professor na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Um típico manezinho, cresceu ouvindo contos e convivendo com algumas das figuras citadas no livro. Conseguiu dar a essas histórias a importância devida. Contou com a ajuda da professora de português Regina Carvalho, que apesar de ter morado muitos anos fora da Ilha, nunca esqueceu sua origem manezinha. Trazendo a destreza da língua portuguesa e as críticas construtivas, ajudou a tornar viável, o sonho de rememorar a cidade que os nativos e os turistas tanto amam.