Educação biocêntrica e os benefícios para o cotidiano

A educação biocêntrica é uma educação centrada na valorização da vida, que fomenta o fortalecimento de vínculos saudáveis e prioriza a vivência no processo de aprendizagem por meio do diálogo reflexivo. Em 2019, a Unisul oferece o Curso de Extensão de Formação em Educação Biocêntrica.

Procurando criar uma cultura de paz e ampliar a visão de mundo, a educação biocêntrica qualifica as relações intra e interpessoais. Segundo a professora Regina Tibúrcio, coordenadora local do curso em educação biocêntrica, os fundamentos são baseados em uma prática pedagógica dialógica-reflexiva-vivencial. “Suas bases advêm do Rolando Toro de Biodanza e prioriza a vivência como metodologia, desenvolvendo a empatia e a inteligência afetiva”, afirma.

O curso

As aulas iniciam em março de 2019 e encerram em maio de 2020. O curso é uma parceria da Unisul com o projeto da ONG Moradia e Cidadania SC. O objetivo é qualificar educadores de escolas públicas e privadas, socioeducadores, articuladores sociais, assistentes sociais e psicólogos que atuam em escolas, CRAS e comunidades em projetos sociais.

Para a professora Regina, a prática é essencial para que as relações em sociedade sejam fortificadas. “Percebe-se, atualmente, a sociedade imersa em relações líquidas. Vê-se um ser humano solitário por detrás de uma tela. As relações entre os seres vivos apresentando-se em uma configuração também promotora de patologias, tais como inabilidade social, solidão, depressão, e várias outras advindas do distanciamento do homem da sua essência”, finaliza.

A participação é realizada por meio de uma ficha de inscrição, comprovante do pagamento de R$ 50,00 referente à inscrição do curso e envio desta ficha com a cópia da cédula de identidade, CPF para o e-mail: curso.educacaobiocentrica@gmail.com. O investimento é de R$ 180,00 mensais.

Mais informações pelos telefones: (48) 99927-9288 ou (48) 99626-9179.