Educação Física: A profissão necessária para o futuro

Em 2006 aconteceu a formatura da primeira turma de Educação Física – Licenciatura da Unisul. Um dos estudantes que fez parte desta história foi o egresso Cassiano Oliveira de Souza. Formado há 12 anos, ele já atuou como professor em diversas escolas da rede pública e particular de Tubarão.

A paixão pela profissão começou desde pequeno, quando era atleta de handebol. Cassiano  participou de diversas competições e chegou a jogar pela Seleção Catarinense de Handebol. “Sempre gostei muito da prática esportiva e por isso fui por este caminho. Hoje, mesmo depois de tantos anos, ainda é muito gratificante poder levar o bem-estar e a qualidade de vida para as pessoas”, afirma.

“A profissão do passado necessária para o futuro”

Para o professor de educação física, a profissão vem sendo cada vez mais procurada, principalmente pelo estilo de vida atual. “Hoje a Educação Física é uma profissão do passado, mas está sendo cada vez mais necessitada no futuro. A sociedade está buscando cada vez mais por qualidade de vida, alimentação saudável, e não existe qualidade de vida sem atividade física”, comenta.

Como atua no meio escolar há muitos anos, Cassiano afirma que percebe uma maior cobrança e incentivo dos outros professores. Hoje, a cobrança é pela saúde. “Eles estão exigindo mais da educação física também nas escolas, não apenas pela prática esportiva, mas sim pela saúde dos alunos” esclarece.

Novas experiências

Cassiano começa, em breve, mais uma etapa na carreira de profissional de educação física: participará do Programa de Residência Pedagógica na Unisul. O projeto tem como objetivo levar o aluno para dentro da escola por mais tempo, indo além do período de estágio obrigatório. “Esta é uma grande oportunidade. Os estudantes poderão praticar mais, conhecer o dia a dia da escola. A faculdade dá um embasamento, mas apenas a prática vai mostrar a realidade”, relata.

No Programa de Residência Pedagógica, oito alunos irão vivenciar o cotidiano de uma escola, onde um professor ficará responsável pelos estudantes. Eles elaborarão projetos relacionados a disciplina que estão estudando. O período do programa é de aproximadamente um ano.