Egressa fala sobre reestruturação urbana em congresso inernacional

A bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Clodine Ribeiro Alves, apresentou o projeto “Campeche: Dos fragmentos aos futuros possíveis’’ durante o Geodesign South America 2019, evento que tem abrangência internacional. O projeto que resulta em seu trabalho de conclusão de curso (TCC) trata de um estudo sobre as estratégias a serem aplicadas na reestruturação do Campeche, em Florianópolis (SC).

O intuito de Clodine já era acompanhar as palestras e oficinas, porém, ao notar que as inscrições de trabalhos para a apresentação oral e exposição estavam abertos, a egressa não pensou duas vezes e encaminhou o artigo que logo foi aceito. “Essa conquista representa a oportunidade de compartilhar conhecimento com aqueles que inspiraram a elaboração do trabalho trouxe uma imensa felicidade e vontade de continuar os estudos na área”, destaca.

Mais sobre o projeto

A pesquisa analisa a produção urbana instaurada no distrito do Campeche caracterizada pela conformação irregular, dispersa e desconexa que demonstram a fragilidade do seu processo de planejamento e gestão ao longo dos anos. Por este motivo, a abordagem pretendida pelo trabalho fundamentou-se na proposição de estratégias e ferramentas de planejamento urbano aplicáveis para sua reestruturação.

Isso porque ao visualizar-se a complexidade que o ambiente urbano representa à conformação de suas relações e ao compreender-se como as questões urbanísticas são refletidas nestes processos de expansão das cidades, a proposição de métodos alternativos se torna necessária à gestão territorial participativa que configurem novas formas de produção e articulação do território.

Para Clodine, o desenvolvimento dessa pesquisa foi enriquecedor por esta ser a área da arquitetura e urbanismo com a qual mais se identificou. Embora nesse caminho tenham surgido muitas dúvidas e dificuldades de visualização da concepção final, ainda assim, foi um processo de muito aprendizado.

“Sou imensamente grata à minha orientadora Larissa Carvalho Trindade por ter sido tão incrível, incentivando-me e acreditando no meu potencial, por ter enriquecido todos os assessoramentos com nossas discussões e principalmente por ter me motivado em todo o período do TCC e na elaboração e apresentação do artigo no evento. Também sou grata a todos os demais professores que contribuíram para a minha formação”, considera.