Egresso representa primeira turma de Ciências Econômicas nos 55 anos da Unisul

Em 1968, Geraldo Luiz Rocha Medeiros, se graduava no curso de Ciências Econômicas da então FESSC (Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina) como era chamada a Unisul antigamente. Nos 55 anos da Universidade, Geraldo foi homenageado e relembra com carinho a primeira turma do curso que tem 51 anos de formação.

“A homenagem foi muito bem recebida por mim, minha família e amigos. Representei os 31 alunos que se graduaram, todos eles meus amigos. Lamentavelmente dos 31 somente estamos em 14 ainda vivos, mas todos felizes com o curso que fizeram”.

Geraldo entrou no curso com 25 anos, sua paixão inicial estava bem longe das contas matemáticas. O pai era farmacêutico e trabalhou com ele até os 23 anos. Vestir o jaleco era sua primeira intenção, mas por diversos motivos não foi possível seguir em frente com isso, então Geraldo ampliou seus horizontes. ‘’Eu virei Técnico em Contabilidade, formado na Escola Técnica de Comercio em Tubarão, em 1960 e era também funcionário de carreira do Banco do Brasil, ingressando em 1964. Minha melhor e única opção em Tubarão era a Faculdade de Ciências Econômicas, recém fundada e iniciando a sua primeira turma. O Banco via com muito bons olhos os graduandos em Economia’’.

Foi assim que Geraldo começou sua história na instituição. A turma tinha no começo 42 alunos, ele passou na primeira chamada em 11º lugar. ‘’Quase todos se conheciam entre si, 13 eram funcionários do Banco do Brasil, outros da Rede Ferroviária Federal, EF Dona Tereza Cristina; Cia Siderúrgica Nacional; Soltelca, posteriormente Eletrosul, contadores e outros advindos do curso científico do colégio Dehon’’, relembra.

Geraldo conta ainda que os professores ajudaram muito na sua formação: ‘’O curso foi ótimo, pois os professores exerciam a profissão da disciplina que davam. Para mim foi algo que não esperava e que me consolidou como profissional na área de Assessoria Empresarial e Contábil. A convivência foi muito salutar’’.

Após formado em Ciências Econômicas, Geraldo também se graduou em Ciências Contábeis pela Unisul, onde também foi paraninfo da primeira turma do curso e professor durantes alguns anos. Além disso Geraldo trabalhou em mais de 20 projetos industriais, sendo o mais importante a implantação da indústria Alusud Alumínio do Sul S.A, importante para a cidade de Tubarão que chegou a ter 1.300 colaboradores.  Geraldo também exerceu a função de contador e controller – profissional responsável pelo planejamento, coordenação, direção e controle das atividades executadas nas áreas de finança.

Hoje com 79 anos Geraldo não tem medo dos desafios. ‘’Continuo exercendo minhas atividades profissionais, dentro do contexto da minha idade e saúde e continuo não tendo medo de enfrentar obstáculos e desafios profissionais’’, conclui.

Curso de Ciências Econômicas da Unisul

Atualmente o curso de Ciências Econômicas é ofertado pelo EaD, na UnisulVirtual. Pioneiro na região Sul de Santa Catarina e com uma longa história de sucesso, vem formando profissionais de destaque e desenvolvendo relevantes projetos de pesquisa e extensão.