Da esquerda para direita, os eleitos Valter Alves Schmitz Neto,  Sebastião Salésio Herdt, Mauri Luiz Heerdt e Lester Marcantonio Camargo.
Da esquerda para direita, os eleitos Valter Alves Schmitz Neto, Sebastião Salésio Herdt, Mauri Luiz Heerdt e Lester Marcantonio Camargo.

Na tarde desta quarta-feira, 24/8 , com 100% dos votos válidos, os professores Mauri Luiz Heerdt e Lester Marcantonio Camargo foram eleitos, respectivamente, Reitor e Vice-Reitor da Unisul. A mesma chapa elegeu os professores Sebastião Salésio Herdt e Valter Alves Schmitz Neto, respectivamente, Presidente e Vice da Fundação Unisul. Com seis anos de duração, os quatro mandatos começam na primeira quinzena de janeiro de 2017 e terminam na primeira quinzena de 2023. O colégio eleitoral é integrado por 88 pessoas; dois representantes da prefeitura de Tubarão; dois da Câmara de Vereadores de Tubarão, coordenadores de cursos eleitos e representantes dos funcionários e estudantes. A eleição teve quatro abstenções, os 84 votantes aprovaram a chapa. O resultado foi divulgado as 17h com o fechamento das sessões de votação, localizada no Salão Nobre da Unisul e disponibilizada online.

Eleitos para a Fundação Unisul – gestão 2017/2023:

O Presidente eleito da Fundação Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, é graduado em Letras pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina, Administração Universitária na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Educação na Pontifícia Universidade de Salamanca – Espanha e Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana – OUI.

Dentre as experiências profissionais de Sebastião Salésio Herdt destacam-se a de Professor Universitário na Unisul, (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 1980-1998); Secretário Adjunto de Educação do Estado de Santa Catarina (1978-1979); Membro do Conselho de Administração da FESC, Mantenedora da UDESC (1978-1979); Diretor Regional de Educação do Estado de Santa Catarina (1979-87); Pró-Reitor de Administração da Unisul (1989-1993); Chefe de Gabinete do Reitor da Unisul (1993-1997); Secretário Executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina – ACAFE (1995-1997); Diretor Executivo da Fundação de Apoio ao Ensino – FAEPESUL, Pesquisa e Extensão da Unisul (1998-2005); Pró-Reitor Acadêmico da Unisul (2005-2009); Vice-Reitor da Unisul (2001- 2005) e (2005-2009); Membro do Conselho Curador da Fundação HERMON – Florianópolis – SC (2009-2010); Vice-Reitor da Unisul ( 2009-2013); Vice-Presidente da Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (2009-2013).

O professor Sebastião Salésio Herdt, é o atual Reitor da Unisul (2013-2017); Membro do Conselho Consultivo do Hospital Nossa Senhora da Conceição – Tubarão – Santa Catarina; Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão; Vice-Presidente da ADVB – Regional Tubarão e Presidente da ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais.

“Esse processo de sucessão é muito revigorante para a instituição, afinal, é necessário a nova energia no poder. E quando há uma sucessão que tem o apelo acadêmico e da própria comunidade que se relaciona com a Universidade, cria-se uma sinergia natural por acreditar no gestor que está sendo conduzido. A Universidade está fazendo uma escolha muito inteligente, traz consigo a credibilidade da academia e uma nova energia”, destaca o presidente eleito, professor Salésio Herdt.

Para contribuir com o professor Sebastião Salésio Herdt na gestão 2017/2023, Valter Alves Schmitz Neto exercerá a função de Vice-Presidente da Fundação Unisul. Valter é Bacharel em Administração, Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e em Economia Empresarial em Gestão e Liderança Universitária, pelo IGLU; e Mestre em Educação.

O professor Valter Alves Schmitz Neto atuou, além de grupos empresariais do setor Industrial, na Unisul como docente; Coordenador de Curso; Assessor de Recursos Humanos; Diretor de Pós-Graduação; Diretor Acadêmico; Diretor dos Campi da Unisul da Grande Florianópolis e Norte da Ilha; Diretor dos Campi da Unisul de Tubarão e Araranguá; Pró-Reitor de Desenvolvimento e Inovação Institucional.

Atualmente, Valter Alves Schmitz Neto responde pela Pró-Reitoria de Operações e Serviços Acadêmicos na Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, além de presidir o Conselho Técnico e Científico do Sapiens Parque e coordenar a Câmara de Administração da ACAFE.

Para o Vice-Presidente eleito, a definição do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI obedece cronogramas desencontrados de processos eleitorais que não interferem na dinâmica das instituições que tem mantenedoras, como é o caso da Fundação Unisul em relação para com a mantida Unisul. “O que não diminui a necessidade da Fundação em acompanhar a Universidade. O trabalho da Fundação é o monitoramento, em um trabalho integrado e colaborativo. Juntas no mesmo processo e integradas nos objetivos e resultados a serem alcançados, há um planejamento à longo prazo que será aprimorado por todos nós, a partir do ano que vem em outras funções. É fato que as perspectivas futuras são de crescimento qualitativo em todos os níveis de ensino”.

Eleitos para a Unisul – gestão 2017/2023:

O Reitor eleito da Unisul, Mauri Luiz Heerdt, é graduado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, Especialista em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior (2008) pela Unisul/Fundação Dom Cabral; Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. “A universidade comunitária precisa ter vivacidade, dinamismo e criatividade, e explorando esse jeito de ser a Unisul procura mudar a vida das pessoas”, destaca Heerdt.

Mauri Luiz Heerdt foi professor de outras Instituições de Educação (desde a educação básica até o ensino superior) desde 1988. Professor, coordenador de Estágios, orientador, tutor, conteudista, orientador de Empresa Junior em vários cursos da Unisul desde 1998. Coordenador do Curso de Relações Internacionais (2003-2006). Coordenador do Curso de Comércio Exterior – EaD (2005-2006). De 2006 a 2009 foi Gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unisul (2011-2013) Pró-Reitor de Ensino da Unisul (2009-2013). Foi Coordenador da Câmara de Graduação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE (2015-2016). Em 2012, Mauri Luiz Heerdt foi eleito Vice-Reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, para a Gestão 2013-2017, função que ocupa atualmente, juntamente com a de Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão.

Com a proposta de focar na pesquisa e extensão, o professor Mauri almeja investimentos em pesquisa nas diversas áreas, mas com prioridade para as pesquisas que trazem benefício para a comunidade e criam novos produtos que causam impacto na sociedade. “A gestão inclui muitas dimensões. Coloco muita responsabilidade, sabedoria e humildade à disposição das pessoas que são abraçadas pela Unisul. A humildade, em particular, abre novos diálogos, além dos que já estão em andamento. E que este novo ciclo tenha um novo vigor e dinamismo, espera-se o protagonismo dos professores e estudantes para desenvolver novas metodologias ativas de aprendizagem que integram o ensino com a prática. A Unisul é nossa segunda casa. Teremos aqui um ambiente harmonioso, e aqui entra meu legado pessoa, o respeito no relacionamento interpessoal. Nessa mesma perspectiva, temos por responsabilidade ao Brasil inteiro. São 77 polos de educação a distância e a continuidade e qualificação do ‘ser comunitário’ se dá pelo oferecimento de pesquisa e extensão para os estudantes destes polos, isso vai fazer com que a Unisul esteja integrada com todos, já que é feita a partir da realidade concreta de cada região”, informa o Reitor eleito.

Para contribuir na gestão 2017/2023, a Unisul contará com o Vice-Reitor eleito, Lester Marcantonio Camargo. Lester é advogado; com graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialista em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior pela Fundação Dom Cabral; e Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina.

O professor Lester Marcantonio Camargo, foi coordenador de cursos de Pós-Graduação Lato sensu na área do Direito pela Unisul (2003/2007); coordenador do curso de Graduação em Direito no período de 2009 a 2013; e professor convidado dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina e da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Atualmente, Lester Marcantonio Camargo é Assessor Jurídico da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul e professor do Curso de Direito da Unisul no Campus Tubarão. O conhecimento jurídico do Vice-Reitor eleito, vai ao encontro à necessidade de agir preventivamente, principalmente em um momento de constante regulação do estado sobre a educação. “Nós expandimos muito, estamos em todas as capitais, nas principais cidades. O recredenciamento da Unisul Virtual dará um upgrade muito grande e possibilitará ainda mais o crescimento da universidade em qualidade. Busca-se parcerias de renome que possam contribuir ainda mais em prol desta educação. Não se acredita em uma universidade presa em si só, mas em parceria com a sociedade como um todo. A Unisul foi pioneira nesse aspecto, mas é possível integrar ainda mais com o presencial e o virtual”, salienta Lester.

Texto: Reginaldo Osnildo

COMPARTILHAR

2 Comentários

Comments are closed.