Em duas edições, estudantes arrecadam mais de 400 livros com campanha

Os dados referentes a leitura no Brasil vêm melhorando em alguns pontos. Porém, segundo o Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) ainda há muito o que aprimorar. Segundo a pesquisa do Inaf, apenas um em cada quatro brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática. Pensando em incentivar a prática da leitura nos pequenos estudantes, o Comitê de Direitos Humanos e Paz da IFMSA Brazil Unisul realizou uma campanha de arrecadação de livros infantis, que foram doados para a Combemtu. Essa é a segunda edição do projeto e mais de 400 livros foram arrecadados desde a primeira edição.

O projeto, chamado de Leia Comigo, contou com a participação de vários estudantes da Unisul, principalmente do curso de Medicina. No dia da entrega dos livros, os acadêmicos realizaram uma série de atividades lúdicas com as crianças, como rodas de leitura, teatros, caça ao tesouro e dinâmicas. Eles encerraram a programação com um lanche.

Segundo a acadêmica de Medicina, Stephany Bitencourt, que faz parte do Comitê, os estudantes que participaram da ação foram capacitados com uma palestra, ministrada pela neuropediatra Caroline Meinschhein Medeiros e pela pedagoga Márcia Niero. “Foi um momento maravilhoso. É muito emocionante ver a felicidade das crianças com os livros novos e com as brincadeiras. Elas são todas muito participativas e carentes desse tipo de ação”, comenta Stephany.

A coordenadora da Combemtu, Maria de Lourdes de Souza Marcolino, relatou que conseguiu ver nos alunos uma vontade verdadeira de ler depois da campanha. Ela ainda disse que, quando jovens vão até a instituição e mostram de forma lúdica a importância da leitura, tudo acaba sendo mais natural.