Encontro aborda eventos danosos para as pessoas e meio ambiente

Durante o seminário sobre a Metodologia da Pesquisa Científica Associada à Perícia de Incêndio e Explosão, especialistas debateram alternativas acerca dos problemas que influenciam direta ou indiretamente a segurança, a salubridade e a tranquilidade das pessoas.

O encontro foi realizado pela UnisulVirtual em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, reunindo profissionais da área, nessa segunda-feira (11).

Os eventos danosos para as pessoas e meio ambiente

As ações dos bombeiros, defesa civil e de perícias se deparam com novos contextos relacionados aos eventos danosos não só para as pessoas como ao meio ambiente e atravessam por significativas mudanças tecnológicas que atingem quase todos os ramos dessas atividades.

Nesse sentido, a Universidade por meio do Núcleo de Estudos vinculado à área de Segurança, o NESC, se propõe a colaborar com a formação de profissionais responsáveis atuantes nas atividades típicas de Bombeiros, de Defesa Civil e de Perícias, em especial no cenário de mudanças a nível local e global.

A busca por formação que acompanhe o rápido avanço das tecnologias e as novas dinâmicas sociais e da sociedade dos novos riscos, faz-se necessária por propiciar debates. “A prospecção cientifica é uma formação que permite a aquisição de competências e habilidades que passam a ser exigidas para a atuação em eventos que, causam prejuízos ao meio ambiente, à sociedade e às pessoas tidos como desastres. O Simpósio realizado em parceria com o CBMSC foi um momento em que a Universidade contribuiu com a prospecção de conhecimentos reafirmando e fortalecendo os vínculos de colaboração e cooperação entre as comunidades técnicas e científicas, buscando otimizar a construção do conhecimento”, aponta o professor Giovani de Paula, coordenador do programa de pós-graduação em Segurança da UV.

Ainda segundo o professor Giovani os eventos dessa magnitude resultam na publicação de produções científicas com avanços permanentes na atualização do estado da arte que visa incentivar e efetivar a integração acadêmica e a articulação de conteúdos comuns nas áreas de sociedade, segurança, justiça e aviação em que o NESC tem contribuído com espaços de pesquisas, os observatórios, voltados às temáticas de Bombeiros, Perícia e Defesa Civil. “Assim se destaca a trajetória do CBMSC e da Unisul, que alinhados com os desafios do Estado, da Sociedade, do mercado e das pessoas, tem incluído nos debates acadêmicos de forma destacada as questões relativas ao emprego de novas metodologias na prevenção, investigação e resposta aos desastres”.

Assim, mediante a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, ministrada junto ao curso de Perícia de Incêndio e Explosão do CBMSC, pelo Coronel e prof. Dr.  José Luiz Gonçalves da Silveira, aliado ao esforço e dedicação de cada integrante da turma foram delineados e desenvolvidos uma série de projetos, considerados indispensáveis à boa atuação dos Bombeiros e Defesa Civil na Prevenção de Desastres, com destaque para a atuação dos peritos em incêndios e explosões, contando com o apoio do NESC/Unisul. “Certamente e com base nas novas exigências ditadas pelo avanço de variadas situações problema (a que denominamos desastres) e no potencial de emprego de novas tecnologias, o papel da Universidade se reafirma e ganha destaque à medida em que propicia a construção de variados e novos conhecimentos que ampliam e otimizam a atuação profissional e os processos a nível de planejamento e operacionais das organizações”, completa o professor Giovani.

Cabe destacar a importância e colaboração com base na experiência de outros cursos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nesta área, em que se tem um espaço inter e multidisciplinar como por exemplo os cursos de Administração, as Engenharias das Elétrica, Química, do Petróleo, Produção, as Ciências da Computação, a Gestão Pública, o Curso de Sistemas de Informação, os cursos de Segurança Pública os Cursos da área de Direito da Unisul/UNISULVIRTUAL, e em especial o Curso de Especialização lato sensu em Defesa Civil da UnisulVirtual.

O evento contou com a presença do Cel BM Edupércio Pratts, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, de sua cadeia superior de Comando composta pelo Sub Comando do CBMSC Cel BM Charles Alexandre Vieira e Chefe do Estado Maior Cel BM Daniel Fernandes e equipe técnica (Diretores), do Diretor de Formação e Capacitação da Defesa Civil do Estado de SC Cel Alexandre Corrêa, o Diretor da Academia de Perícias do Estado, Perito Rogério Tocantins e outras autoridades ligadas à área.

COMPARTILHAR