Encontro para gerar negócios no Porto de Imbituba tem palestra com professor e pesquisador da Unisul

O Encontro de Negócios do Núcleo de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Comex, é gratuito e vai reunir empresários do ramo nesta sexta-feira (09), no Imbituba Atlético Clube, para criar oportunidades de negócio e também fornecer informações estratégicas deste mercado. A programação inclui palestras e visita técnica ao Porto de Imbituba.

A Unisul é uma das parceiras envolvidas na realização do Encontro de Negócios que conta também com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, a SC Par Porto de Imbituba, a Santos Brasil e o Escritório Küster Machado Advogados Associados.

Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo e-mail nucleos@acimimbituba.org ou pelo telefone 3255-1415. Quanto a visita técnica, é necessário encaminhar o nome completo, empresa e os números dos documentos pessoais, como RG e CPF.

Encontro de Negócios do Núcleo de Comércio Exterior

O encontro é um dos principais eventos do segmento na região Sul de Santa Catarina, tendo como público alvo, especialmente, empresários interessados em importar ou exportar, bem como prestadores de serviços que atuem no Porto de Imbituba.

Entre os palestrantes, está o professor Gean Fermino, da Unisul, que abordará o Desenvolvimento Regional. O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unisul, Hércules Nunes de Araújo, considera a importância dos portos para o desenvolvimento do País. “Principalmente aqui para o desenvolvimento do Estado, que é o canal de escoamento da produção. Interessante por termos dentro da instituição, falando especificamente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), pesquisadores que vem trabalhando nessa linha de pesquisa em um o mercado em ebulição, ou seja, a produção, e aí esse mercado passa a ser um ambiente de aprendizagem e de implantação das nossas técnicas, das nossas metodologias, das nossas pesquisas. É interessante porque se trata de um campo de atuação pleno, onde o nosso estudante, nosso mestrando, nosso professor-pesquisador atua levando e colhendo informações, é um campo bem rico de troca de informações”.

O diferencial do evento é uma visita técnica ao porto, o que permite aos participantes conhecer de perto como funciona uma operação portuária. “Tivemos uma experiência ótima em 2017, com um evento lotado, em que muitas oportunidades de negócio surgiram entre os participantes. É um momento para conhecer como funciona o Porto de Imbituba e como é uma alternativa logística viável e vantajosa para o empresário de Santa Catarina”, afirma Jorge Luiz de Souza, coordenador do núcleo.

Contribuição da Unisul para o Porto de Imbituba

A equipe coordenada pelo professor Gean Fermino, além de fornecer pesquisas a partir de práticas do Programa de Pós-graduação em Administração, elaborou o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento – PDZ para o Porto de Imbituba. “Este plano consiste no planejamento estratégico de gestão e operação, convertidos no zoneamento. E a partir da criação do layout, é possível prever a capacidade de ocupação de cargas nestas áreas, a relação com a cidade e região. Além disso, atua nas situações e soluções para a retroárea, acessos, transporte, logística, meio ambiente, tecnologia, equipamentos, entre outras questões para um cenário de 4 (quatro), 10 (dez) e 20 (vinte) anos”, contextualiza.
Neste cenário, a Unisul se posiciona como um dos poucos e restritos centros de estudos portuários do Brasil nesta especialidade ao cooperar nas questões de pesquisa, gestão e operação.

Programação

8h45: Boas vindas

9h: Apresentação da autoridade portuária – Paulo César Dagostin, Diretor Administrativo, Comercial e Financeiro da SCPar Porto de Imbituba.

9h30: Economia do Estado de SC em números – Michell Sombrio, Presidente do Conselho estadual da juventude, chefe de gabinete na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

10h: Intervalo – Coffee

10h20: Aspectos Tributários no COMEX – Cassius Lobo, advogado da gestão tributária e internacional do escritório Küster Machado. Especialista em Direito Tributário pelo IBET, Especialista em Contabilidade e Finanças pela UFPR, Mestrando em Direito Tributário pela Universidade Católica de Lisboa e Presidente da Associação Brasileira de Estudos Fiscais (ABREF).

10h50: Desenvolvimento Regional – Gean Fermino, Planner and Project Manager. Marketing, Comunicação, Estratégia e Negócios (MACEN) – Unisul/Reitoria. Membro do Conselho de Administração – CONSAD e Empreendimentos Inovadores da Fundação Unisul.

11h20: TECON Imbituba – Danilo Leão Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, empresa operadora portuária e arrendatária do TCG e TECON no porto de Imbituba. Engenheiro, com 30 anos dedicados exclusivamente ao setor marítimo e portuário no Brasil e internacionalmente.

11h50: Encerramento Núcleo ACIM Comex

COMPARTILHAR