Secretária do Mestrado em Educação participa de encontro nacional

Em paralelo à 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizada entre os dias 1 e 5 de outubro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), aconteceu o II Encontro Nacional dos Secretários de Programas de Pós-graduação em Educação (ENSEC) promovido pelo Fórum de Secretários (as) dos Programas de Pós-graduação em Educação da Região Sul (FORSEC). A UNISUL possui como representante permanente na Comissão Organizadora do Fórum, a secretária do Mestrado em Educação (PPGE), Daniela Leandro Eufrazio. Compõem também a Comissão secretários (as) de outras quatro instituições: PUCRS, UNIPAMPA, UNIJUÍ, UNILASALLE e UNISINOS.

O evento possibilitou a participação em um debate que se caracterizou pela diversidade de informações, procedentes de programas de pós-graduação de todas as regiões do Brasil representadas por 63 Secretários/as das Universidades: UNISUL, UNILASALLE, UNISINOS, UNIJUI, PUCPR, PUCRS, UNIPAMPA, UNEMAT, UEPG, UNIVILLE, UNEB, FURG, USP, UFJF, UFPB, UFPE, UFU, IFC, UNIFESSPA, UFMT, UFPA, UFRGN, USF, UERJ, UESB, UFGD, UESC, UFBA, UFRGS, UFPB, UFPI, UNIRIO, UEMG, UFF E UFMA.

O FORSEC, idealizado pelos professores doutores Lucídio Bianchetti e Maria Célia Marcondes de Moraes (in memoriam), vem sendo realizado desde 2002 em conjunto com as reuniões da ANPEd Sul, e tem como objetivo estabelecer relações de trabalho com outros Programas de Pós-graduação sul do país e de trocas de experiências e socialização, capacitando o grupo para o trabalho de apoio. Neste II Encontro Nacional o objetivo foi ampliar as discussões para as questões que envolvem a secretaria na Pós-graduação em Educação, nas mais diferentes regiões do Brasil. Conforme Lucídio, “o trabalho do (a) secretário (a) se situa no campo das mediações, estar nesse campo significa responder perguntas, resolver impasses, solucionar questões angustiantes, orientar e juntamente com o (a) coordenador (a) do programa de pós-graduação, o (a) secretária (o), é alguém ´sanduichado´ entre instâncias da universidade, do sistema educacional e categorias de pessoas”, aponta ele.

Daniela ressalta que a função à frente do PPGE necessita o domínio de um conjunto de conhecimentos, procedimentos e técnicas para viabilizar a atuação. Dessa forma, o secretário da pós-graduação adquire um perfil profissional com competências e habilidades que fundamentam sua ação e a tomada de decisões no programa de pós-graduação, em contínua transformação e autoavaliação a que é submetido às exigências da avaliação quadrienal do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) brasileiro. “Estes nncontros, através da troca de experiências vivenciadas, das palestras e oficinas, contribuem para o aprimoramento das atividades desenvolvidas”, aponta ela.

Palestra_Lucidio_I
Palestra_Lucidio
Palestra_Livia
Palestra_kellen
Palestra_Joana
Palestra_Jefferson
Palestra_Gondra
Palestra_Edla
Palestra_Andrea
COMPARTILHAR