Engenharia: diversidade de áreas é atrativo na profissão

A profissão de engenheiro foi regulamentada em 1933 e a área é uma das mais procuradas pelos estudantes. Um dos grandes atrativos é a quantidade de variedade e carreiras que o profissional pode seguir. Neste dia 11 de dezembro é comemorado o Dia do Engenheiro. Com o passar do tempo, e com o surgimento das novas áreas, muitas outras datas comemorativas relacionadas a engenharia foram sendo incluídas no calendário.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o engenheiro, para exercer a profissão, deve ter registro nos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (Crea). Junto com o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), o Crea é responsável pela fiscalização do exercício da profissão.

Na Unisul, os cursos de Engenharia sempre estão entre os mais procurados pelos estudantes.

Cursos de graduação presencial:

Engenharia Ambiental e Sanitária: Responsável pelo desenvolvimento econômico sustentável. Cria e aplica tecnologias para proteger o meio ambiente apesar das atividades humanas.

Engenharia Civil: Responsável por projetar, gerenciar e executar obras de diferentes tipos, como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas e muito mais.

Engenharia Elétrica: Responsável por atuar na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas relacionadas à potência da energia.

Engenharia Química: Responsável por desenvolver processos industriais. O engenheiro químico cria produtos como fertilizantes, medicamentos, extração de matérias-primas e muito mais.

Engenharia de Controle e Automação: Responsável por desenvolver e executar projetos de automação industrial. Ele projeta e opera equipamentos nos processos automatizados.

Engenharia de Petróleo: Responsável pela extração, produção e comercialização de petróleo. Ele atua em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e em petroquímicas.

Engenharia de Produção: Responsável pela elaboração do processo produtivo de uma empresa, gerenciando os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade.

Cursos de pós-graduação presenciais e a distância:

Auditoria e Gestão Ambiental: Compreender ações e problemas relacionados às ciências ambientais, boas práticas e noções de legislação ambiental são as principais competências abordadas.

Datacenter: projeto, operação e serviços: Estudo de sistemas modernos de centros de dados ou datacenters, capacitando-os para desempenhar funções estratégicas nas áreas de projetos, de operação e de prestação de serviços.

Engenharia de Segurança do Trabalho: Tratar sobre a importância da área de Segurança e Medicina do Trabalho, tanto para as empresas quanto para o bem-estar físico e psicológico do trabalhador.

Ergonomia: Compreender os fundamentos da Ergonomia, envolvendo os subsídios da fisiologia e da psicologia do trabalho, em situações reais de trabalho.

MBA em Gestão de Obras e Projetos: Supervisionar e coordenar atividades de gestão administrativa na construção civil, bem como atuar em unidades produtivas.

Patologia das Construções: Atuar com obras de recuperação de estruturas, na prevenção da ocorrência de manifestações patológicas em edificações.

Sistemas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica: Planejar, projetar e supervisionar sistemas de energia de forma atenta à legislação elétrica e ambiental.

Tecnologia de Concreto: O curso aborda as principais tecnologias de concreto, aspectos e conceitos que são fundamentais ao profissional.