Engenheiro apresenta nova modelagem de informação da construção

Na noite de abertura da II Semana das Engenharias o engenheiro elétrico, Francisco Gonçalves Júnior, falou sobre a Building Information Modeling (BIM), uma nova tecnologia que possibilita a criação digital de um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. O evento lotou o auditório C, da unidade Pedra Branca, nessa segunda-feira (14), em uma tarde de interação entre os cursos de engenharias, de múltiplos conhecimentos e aprendizado.

O BIM consiste na modelagem de informação da construção, que não aplica apenas linhas ou traços, mas de maneira ampla, pois divulga todas as etapas desde o processo construtivo até as fases de instalação. Por trabalhar com informação se torna um diferencial quanto conceito de projetos. Francisco afirma que o BIM está consolidado no exterior, porém no Brasil ainda dá os primeiros passos, sendo que os órgãos governamentais tornam obrigatório o uso do conceito pelas inúmeras vantagens que oferece, como um dos requisitos do mercado de projetos e novidades tecnológicas.

Para os alunos, Francisco além de apresentar a tecnologia e suas vantagens, orientou sobre a importância de buscar constantemente o conhecimento nas diversas oportunidades de atuação que a engenharia oferece. “Atualmente o conhecimento é multidisciplinar, é preciso sair da nossa zona de conforto e não pensar em se especializar em apenas uma disciplina. Com a questão do BIM, toda cadeira produtiva da construção civil, tem que estar integrada, é necessário saber um pouco sobre todos os projetos. Existe uma alta demanda de profissionais na área de BIM, principalmente se tratando da área de instalações, hoje em dia faltam profissionais com conhecimento consolidado nessa área”, pontua.

Francisco Gonçalves Junior, é engenheiro elétrico, possui MBA em BIM e especializações em engenharia da segurança do trabalho e instalações elétricas. Atua como engenheiro de produtos e serviços na AutoQi, empresa com 27 anos no mercado de desenvolvimento de soluções para projetos em Florianópolis.

Saiba mais sobre o Comitê Estratégico de Implementação do BIM no Brasil

O BIM é um modelo de gestão de informação que aumenta a produtividade e reduz custos e riscos na construção civil que aplica a transparência de processos licitatórios e compras públicas.

Além do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que exercerá a sua presidência, o Comitê será integrado pela Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Defesa; Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério das Cidades e pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Mais detalhes no aqui, no site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

COMPARTILHAR