Ensino a distância ajuda estudante a conquistar objetivos

Maria Amália Machado fez graduação e pós na UnisulVirtual pois encontrou na metodologia a distância as condições que precisava para concluir o ensino superior

Maria Amália Machado foi aluna da UnisulVirtual tanto na graduação quanto na pós. Antes, Amália, como prefere ser chamada, já havia trancado dois cursos de graduação porque sentia dificuldades em cursar no ensino presencial por sentir-se dispersa, ou por querer avançar na disciplina e não seguir o ritmo dos demais colegas de sala.

Ao mudar-se de sua cidade natal Porto Alegre para Criciúma, em Santa Catarina, a gaúcha conta que trabalhou no Núcleo de Relações com o Mercado em uma empresa e as atividades desenvolvidas eram basicamente na área de marketing.  “Meu chefe na época disse que eu tinha muita habilidade com as tarefas e que deveria estudar marketing”.

Pelo fato de a Unisul ser muito conhecida na região e por ouvir elogios sobre a universidade, Amália conta que procurou a instituição quando decidiu retomar os estudos. “Como morei três anos em Criciúma, ouvia-se falar muito nela como uma das melhores instituições locais. Quando quis voltar à graduação, entrei no site da Unisul e fiquei maravilhada com o grande número de oferta de cursos a distância. Ingressei no Tecnólogo em Marketing e adorei o sistema. Depois de me formar queria ingressar em uma pós-graduação e não pensei duas vezes: retornei para a UnisulVirtual e iniciei o curso de especialização em Gestão de Marketing, que conclui em maio ano passado”.

Amália revela que o ensino a distância lhe proporcionou o prazer de estudar, pois encontrou o seu próprio ritmo e que sempre teve apoio dos professores, coordenadores e atendimento. “Todos sempre foram muito solícitos comigo, buscando solucionar minhas dúvidas ou dificuldades o mais rápido possível. Como profissional do Marketing que sou, posso avaliar que o serviço da Unisul é 10. Eu realmente sou muito grata a todos que de alguma forma estiveram na minha trajetória na Unisul. Não conheço pessoalmente meus professores mas tenho um carinho muito grande por todos eles”.

O sonho de Amália era fazer mestrado e doutorado para lecionar no ensino superior e ao ingressar na pós-graduação, começou a colocar em prática. Também cursou uma disciplina de mestrado em uma universidade no Rio Grande do Sul como aluna especial, logo passou a estudar para processos seletivos de mestrado. Tamanha dedicação resultou na aprovação em três destes processos e no convite para dar aulas no curso de Publicidade e Propaganda em uma universidade do Rio Grande do Sul. “Hoje percebo que consegui adquirir um nível de conhecimento e independência intelectual graças a formação da EaD que te estimula a buscar a informação. O esforço pessoal é o que determina o tamanho da nossa conquista. E eu tenho orgulho de dizer que fui escolhida entre tantos outros professores para dar aula e sou graduada e pós-graduada no ensino a distância”.

Embora existam tantas opiniões contraditórias à modalidade a distância, já que alguns a consideram como fácil demais, Amália ressalta que a modalidade exige esforço e dedicação pois o aluno precisa buscar o seu conhecimento embora receba suporte.  “Acredito que este formato de ensino seja inovador e democrático, pois muitas pessoas que trabalham o dia todo, que tem família, que não tenha com quem deixar seus filhos à noite, podem estudar e concluir a graduação”.

Pela boa colocação no processo seletivo de mestrado, Amália recebeu uma bolsa integral de dedicação exclusiva e agora dedica-se exclusivamente aos estudos.