Estudante alia conhecimento e prática para alavancar seu negócio

A história de Mauro Francisco Paz Macedo com a Unisul Virtual começa no ano de 2010 quando ingressou no curso de gestão de Micro e Pequenas Empresas. Naquela época, buscava conhecimento para desempenhar outra atividade ao entrar para a reserva militar, prevista para 2019. O interesse em continuar os estudos sempre esteve presente e em 2013  começou a cursar Administração,  após trabalhar um ano na área financeira e de marketing no salão de sua esposa Jane Miriam da Cunha Macedo, o que lhe causou interesse pela área.

A medida em que o movimento aumentava, Mauro e sua esposa adquiriam produtos para que os clientes pudessem manter o tratamento fora do salão. Pensaram em diferenciais que fidelizassem ainda mais a clientela e então surgiu a ideia de abrir uma loja de cosméticos dentro do próprio salão. “Ao longo do período da graduação, a cada disciplina cursada, procurei aprimorar a gestão de todas as áreas que englobam um salão de beleza,” conta Mauro.

Com o intuito de aproveitar todo o conhecimento adquirido no novo negócio, Mauro decidiu fazer o trabalho de conclusão de curso voltado para esta área, e produziu o Plano de Negócios do Salão. O objetivo do plano de negócios foi obter informações que comprovassem a viabilidade econômico-financeira da abertura de uma loja de cosméticos agregada ao salão de beleza na Asa Norte em Brasília (DF). “A cada disciplina cursada procurei aproveitar o conhecimento adquirido para melhorar a gestão do salão, principalmente a áreas voltadas à gestão de pessoas e financeira,” fala.

O resultado possibilitou o conhecimento em todas as áreas e o papel do gestor frente a uma empresa. “Acredito que aplicando os conhecimentos teóricos na prática no salão de beleza, consegui constatar os pontos fortes, fracos, ameaças e, o mais importante, identificar as oportunidades no cenário competitivo que envolve o salão de beleza”.

Embora, Mauro, tenha sentido dificuldades em algumas disciplinas, disse que interagir com os professores e colegas permitiu sanar as dúvidas, relacionar os casos do cenário atual e reconhecê-los no cenário moderno. O aprendizado o deixou mais confiante para empreender, buscando sempre inovar e identificar as oportunidades. “Estou muito satisfeito e realizado por ter escolhido um curso que me propiciou adquirir conhecimentos necessários para potencializar a empresa,” finaliza.