Estudante de Cinema é premiado no Festival do Minuto

O estudante do curso de Cinema e Audiovisual, Victor Zanini, teve seu vídeo premiado no Festival do Minuto, na categoria Animação. O futuro cineasta produziu o vídeo Aminutado, o não Finalizado, Ensaio Autorretratado. A animação surgiu de um exercício para uma das disciplinas de roteiro, ministrada pelo professor Demétrio Panarotto. O aluno ficou surpreso ao receber o prêmio, pois nem sabia que sua animação havia sido inscrita no concurso. Seu produtor Renan Rigon fez a inscrição sem que Victor soubesse.

Victor explica que a proposta era para fazer um vídeo autobiográfico em um minuto. “Eu procurei elementos simples que me definissem de alguma forma, afinal, tinha apenas um minuto. Como desenhar é e sempre foi grande parte da minha vida, ser uma animação fazia todo o sentido’’, conta.

Sobre processo de produção, o estudante explica que não é fácil fazer este tipo de vídeo, pois tem que ser quadro a quadro e que seu tempo era curto. Mas de alguma forma isso acabou sendo bom, pois Victor criou em seu vídeo uma estética diferente.

“Eu já tinha produzido animações antes e sei quanto é demorado, por isso fiz com traços mais soltos e fundo branco para facilitar. Eu só consegui animar alguns segundos do filme até a data de entrega do trabalho. Resolvi esboçar o restante para o filme não ficar nem muito curto, nem muito solto e, o mais importante, que a narrativa fosse preservada. Acabou que, o que eu rotulava como um projeto não finalizado, foi julgado pelos meus amigos e demais pessoas para quem eu exibi o filme como algo já completo do jeito que estava, independente dos elementos ausentes. Então eu acabei por incorporar esse aspecto como estética, e dei nome ao filme’’, conta.

Para Victor, o trabalho representa o reconhecimento de um projeto na área da animação, o que se torna mais gratificante ainda, pois a animação foi o motivo e o fator decisivo para ingressar no Cinema. Através de bons professores, o curso lhe trouxe auxílio, entretanto, o aluno reconhece as dificuldades, pois a animação não é algo valorizado quando diz respeito à estrutura de produção.

O que é o Festival do Minuto?

Criado em 1991, ‘O Festival do Minuto’ tem como objetivo selecionar, divulgar e premiar imagens em movimento, com duração máxima de 60 segundos, do público amador e profissional. A organização é pioneira desse formato no mundo, inspirando a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países. O conteúdo é totalmente online, o público pode enviar os vídeos e assisti-los através dos portais do Festival – Site, Facebook, Twitter, Vimeo, Youtube e Instagram. Atualmente o Festival conta com um acervo com mais de 35 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas. Todos os meses o Festival lança diversos temas para que os usuários possam se inspirar na criação de conteúdo.