Estudante de Jornalismo realiza estágio na Rádio Vaticano

A religião sempre esteve fortemente ligada à vida da estudante de Jornalismo da Unisul, Amábile Corrêa. A jovem descobriu, durante um encontro de comunicadores católicos, que poderia participar de um estágio no Vaticano. Segundo Amábile, tudo surgiu como uma brincadeira. “Estávamos juntos com o diretor do setor brasileiro da Rádio Vaticano e perguntamos como funcionava o sistema de comunicação e outros setores. Perguntei, de brincadeira, se não tinha uma vaga para servir cafezinho na Rádio. O diretor sugeriu que eu escrevesse uma carta solicitando um estágio não remunerado”, comenta.

O trabalho na Rádio Vaticano durou 32 dias. A jovem acompanhou o Papa em todas as suas atividades e também pode participar do Sínodo dos Bispos, evento dedicado aos jovens e representantes dos países lusófonos (que adotam a língua portuguesa como oficial). O momento mais marcante e que, segundo Amábile, foi a concretização de um sonho, foi o encontro com o Papa Francisco. “Cumprimentar o Papa com um caloroso aperto de mão foi o melhor momento, a emoção tomou conta, e não consegui conter as lágrimas”, comenta.

Quem tem boca vai a Roma

Ao chegar em Roma, o primeiro desafio já foi encontrado: a comunicação em uma língua diferente. Foram necessários diversos artifícios, como mímicas e gestos para tentar se fazer entender. Outra dificuldade foi com relação ao trabalho. De acordo com a estudante, o sistema é diferente do utilizado no Brasil. “O modelo de escrita é outro, o modelo de edição de áudio é totalmente difícil, e até a forma que publicamos nos meios digitais é mais detalhada”, revela.

Foram oito meses aguardando a confirmação da aceitação do estágio e três meses de preparação e organização para a viagem. Amábile contou com a ajuda de muitas pessoas para a jornada, já que a jovem precisou custear todo o estágio na cidade do Vaticano. “A palavra que define é que foi tudo mágico. Existem sim um mundo fora da sua zona de conforto”, finaliza.

Conheça o Curso de Jornalismo