Estudante de Moda participa de projeto para jovens talentos catarinenses

A estudante Nicole Ulian de Freitas, da 5ª fase do curso de Moda, está entre os 13 selecionados para participar do projeto “Operação Novo Fardamento”, realizado em parceria entre a Polícia Militar de Santa Catarina e o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC).

O projeto recruta jovens talentos catarinenses para desenvolverem um novo modelo de uniforme para a corporação. A proposta é modernizar o uniforme já existente, mas deve-se preservar a identidade visual e garantir o bem-estar do policial.

Para participar da iniciativa, Nicole cadastrou seu portfólio na plataforma Behance e gravou um vídeo explicativo de como seria sua contribuição como Designer de Moda para o projeto. Seu intuito é ajudar na aplicação de modelagens adequadas e no desenvolvimento do produto.

Segundo Nicole, o momento representa uma grande conquista e o resultado de muito estudo. “Saber que poderei contribuir para o enriquecimento deste grande projeto aplicando os conhecimentos adquiridos em minha vida acadêmica, bem como pesquisas e estudos realizados ao longo da vida, me faz confirmar que tudo tem valido a pena”, conta.

Após a fase de seleção, os participantes foram divididos em três equipes que cuidarão de diferentes aspectos do projeto: técnica de engenharia têxtil, identidade visual e desenvolvimento de produto.

Embora ainda seja cedo para falar das regras, métodos e limitações que podem envolver o processo de produção do novo fardamento, Nicole acredita em maneiras que trarão modernidade, praticidade e ainda ajudar o meio ambiente. “Penso que utilizaremos tecidos de máxima proteção ao calor e resistência, dentro de um design moderno e prático para as novas fardas. É inegável que o mundo da moda está cada vez mais buscando alternativas para conservação do meio ambiente. A criação e produção das peças deve ser feita pensada de forma consciente em que novas tecnologias sejam aplicadas para que todos os resíduos sejam reciclados o máximo possível”.

A entrega final do projeto à Polícia Militar de Santa Catarina tem data prevista para 31 de outubro. O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) em parceria com o Thomzen Bureau Creátive – consultoria em pesquisa e criação de moda, disponibilizaram seis encontros de sete horas cada com o intuito de acompanhar e ajudar os participantes no decorrer do projeto.