Estudante recebe prêmio em concurso de moda inclusiva

A coleção Mandy Sobre Rodas desenvolvida pela estudante da Unisul, Nicole Ulian de Freitas, classificada para participar do 6º Prêmio Brasil de Moda Inclusiva, ficou em segundo lugar entre os finalistas que disputaram o prêmio.

O 6º Prêmio Brasil de Moda Inclusiva é um projeto pioneiro na região sul do Brasil que propõe o uso da Moda como ferramenta de inclusão social com um novo olhar.  Ao todo foram inscritos 80 trabalhos e 20 estudantes de diferentes instituições. O desfile aconteceu no dia 28/11, no hotel Majestic, no Centro de Florianópolis.

A Mandy Sobre Rodas

A coleção “Mandy Sobre Rodas”, realizada em parceria com Noelle Ulian de Freitas, filha de Nicole, e também estudante de Design de Moda, foi pensada para o público com deficiência física mas que ao mesmo tempo, atende a todos os tipos de público. “Pensamos em uma coleção que transpareça estilo e emoção do mundo sobre rodas, empurrando os limites da convenção social e dando asas ao desejo jovem de simplesmente conquistar o mundo. Então, apresenta um estilo gótico, jovem, romântico e ativo à vida moderna podendo ser aderida tanto no frio como no calor, e teve como base inspiradora uma estudante de Design de Jogos de 21 anos, Amanda Lippel”, explica Nicole.

Para produzir as peças, Nicole conta que as estudantes utilizaram o tecido de neoprene e aplicaram soluções ergonômicas de modelagem que oferecesse o conforto através de uma tecnologia têxtil. “Desenvolvemos modelos de calças jeans em poliamida e elastano, com bolsos nas partes inferiores para maior praticidade, ganchos maiores na parte traseira para melhor comodidade e recortes proporcionando facilidade de movimentos e transpiração. Essas foram algumas das soluções aplicadas priorizando o conforto que a tecnologia têxtil moderna nos permite”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6% da população brasileira tem algum tipo de deficiência e encontra dificuldade em encontrar roupas adaptadas às necessidades. “Infelizmente a moda inclusiva no Brasil está longe de ter o valor que ela realmente deveria ter, mas com essa nova geração de respeito à diversidade e à inclusão, podemos vê-la conquistando cada vez mais seu devido lugar”, destaca Nicole.

Para Nicole, o Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva, permite mostrar que a moda é para todos e por apresentar as potencialidades desse nicho de mercado.  “Para nós foi um grande prazer e uma grande oportunidade de mostrar primeiramente nosso trabalho. E também, passar soluções práticas de modelagem às empresas de vestuário feminino, permitindo e estimulando que as mesmas se voltem a esta fatia de mercado tão importante e que muitas vezes é deixada de lado. Chegar ao 2° lugar foi uma grande conquista e nos fez perceber que todo o nosso esforço e dedicação nos mostrou que estamos no caminho certo, apresentando roupas adequadas e acessíveis ao público deficiente como consumidor”.

A coleção “Mandy Sobre Rodas”, de Nicole e Noelle Ulian de Freitas,  foi criada e desenvolvida durante a unidade de aprendizagem Projeto de Coleção Funcional do curso de Design de Moda, da Unidade Dib Mussi.

Saiba tudo sobre o curso de Design de Moda

COMPARTILHAR