Estudantes apresentam pesquisas no XXV Encontro de Química da Região Sul

Por meio da parceria entre as secretarias regionais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, acontece, entre os dias 7 e 9 de novembro, o XXV Encontro de Química da Região Sul (SBQ-Sul).

Nesta edição, o SBQ-Sul será realizado no Centro de Convenções do Aurora Shopping, em Londrina, no Paraná. O evento oferecerá minicursos, palestras, e apresentações de trabalhos orais e em postêres. Por meio da diretoria da SBQ-SC, os professores Jair Juarez João (Unisul), Paulo César de Jesus (Furb) e Daniela Zambelli Mezalira (UFSC) providenciaram um ônibus para levar alunos de graduação e pós-graduação das instituições para o evento em Londrina.

Segundo professor Jair Juarez, a participação neste evento permitirá os alunos a troca de ideias com estudantes de outras universidades e a ampliação de seus conhecimentos para fronteiras que vão além do ambiente universitário e acadêmico, contribuindo na formação qualificada dos futuros profissionais na área. “Este é um momento importante de diálogo, de reflexão e de exposição da produção científica dos alunos à uma sociedade científica altamente qualificada”, ressalta.

A temática tratada neste ano será Química: do Conhecimento à Inovação. Esta edição será organizada pelos professores do departamento de química da Universidade Estadual de Londrina, com o intuito de debater os avanços e as ideias nas diversas áreas da Química.

No total, cerca de 17 estudantes da Unisul, matriculados nos cursos de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Engenharia Química e Química estarão presentes no evento. Além disso, oito trabalhos serão apresentados durante o evento por professores e alunos da Unisul. Os trabalhos enviados para o SBQ-Sul abordarão os eixos temáticos: físico-química, química inorgânica, química orgânica, química analítica e ensino da química.

Confira os trabalhos que serão apresentados por alunos e professores da Unisul:

• Título: Extração de enzimas do pâncreas de porco e determinação da atividade na esterificação do ácido oleico com etanol. Autores: Paulo Sérgio da Silva (IC), Jéssica M. Schluter (IC) e Jair J. João (PQ).
  • Título: Remoção de detergente de água residual de uma indústria de lavagem de PET utilizando o processo Fenton com prego reciclado. Autores: Cristiane Silvano Wensing (IC), Cintia Souza da Silva (PG) e Jair Juarez João (PQ).
  • Título: Estudo de caso: proposta para o tratamento de efluentes de uma cervejaria artesanal. Autores: Tuane Emerick (PG), Mateus da Costa Locks (IC), Vitor Hugo de C. Luiz (IC) e Jair Juarez João (PQ).
  • Título: Desenvolvimento de uma metodologia mais sustentável para o tratamento de chorume utilizando ferro reciclado. Autores: Cintia Souza da Silva (PG), Nathália Vitória M. Rockenbach (IC) e Jair J. João (PQ).
  • Título: Tratamento de efluentes de laticínios através do processo de eletrocoagulação-flotação utilizando eletrodo de alumínio. Autores: Mateus da Costa Locks (IC), Tuane Emerick (PG) e Jair J. João (PQ).
  • Título: Utilização da casca da banana como bioadsorvente para remoção de nitrato em água. Autores: José Luiz Vieira (IC), Eder Alves Lucia, Cristiane Silvano Wensing (IC) e Jair Juarez João (PQ).
  • Título: Poder de inchamento e índice de solubilização de amidos de diferentes fontes vegetais. Autores: Dayane G Domingos; Daiana Cardo dez Oliveira
  • Título: Influência do teor de amilose na retrogradação do amido de diferentes cultivares de mandioca do Estado de Santa Catarina. Autores: Daiana Cardoso de Oliveira; Júlia Goedert; Edna Regina Amante.