Estudantes participam de atividade sobre fisioterapia integrativa

O professor Daniel Fernandes Martins falou sobre a Neurofisiologia da Dor Crônica e seu manejo por meio da fisioterapia aos estudantes que participaram da palestra no último dia 04 de setembro, na unidade Pedra Branca, promovida pela Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (Lafin) da Unisul.

De acordo com o professor, a fisioterapia integrativa foge do modelo convencional e se apresenta como uma nova modalidade. “O fisioterapeuta busca integralizar as relações existentes entre as patologias interdependentes dos órgãos, do sistema musculoesquelético, das neurociências, da nutrição, do sono, da poluição eletromagnética, da geobiológica, dentre outros fatores. Em consequência, o profissional que conseguir integralizar em seu atendimento esta ideologia, conseguirá enxergar o paciente com um olhar multifatorial”.

A Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional

A Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (Lafin) da Unisul, foi fundada em 2018 por um grupo de alunos que encontrou na Fisioterapia Neurofuncional uma grande oportunidade de crescimento tanto pessoal e quanto profissional. “Embora a Liga tenha iniciado os eventos nesse ano, já vem estudanto e praticando a pesquisa e extensão nessa área”, diz Amábile Eink, presidente da Liga.

O que é Fisioterapia Neurofuncional?

Segundo a Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), o trabalho Neurofuncional é uma especialidade da Fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrangendo tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico, bem como àqueles com doenças neuromusculares (do neurônio motor, da placa motora e do músculo propriamente dito – miopatias).

Para a ABRAFIN o Fisioterapeuta neurofuncional tem a responsabilidade de avaliar o paciente, dar o diagnóstico cinético funcional, prescrever o tratamento e realizá-lo, tendo também o dever de dar alta ao seu paciente, no momento que achar necessária.