Estudantes pesquisam o Enade para projeto integrador de cursos

Os estudantes dos cursos de Administração e Processos Gerenciais da Unidade de Braço do Norte, realizaram a apresentação dos projetos integradores. A pesquisa é desenvolvida ao longo do semestre e os temas escolhidos são transversais e debatidos em todas as unidades de aprendizagem. Nesta edição, a temática dos trabalhos foi o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Segundo o coordenador dos cursos, Wilson Tenfen, a escolha do tema se deu pelo fato da aproximação da prova do Enade. “Os estudantes trabalharam a importância da prova, já outros avaliaram a relação do projeto pedagógico do curso com as questões abordadas”, esclarece.

Outro ponto importante na escolha do tema, foi a conscientização dos alunos sobre a importância da avaliação do Enade para o curso. “Procuramos trabalhar a conscientização dos alunos sobre diversos assuntos, e com o Enade também não é diferente. Muitos estudantes não levam a prova a sério, mesmo sendo um importante instrumento avaliador para o curso”, defende o professor.

O trabalho também é utilizado como avaliação em diversas disciplinas do curso. De acordo com o coordenador, ao realizarem o trabalho sobre o Enade, os estudantes puderam perceber também o que estava faltando no próprio curso. Nos outros semestres, temas como Meio Ambiente e Empreendedorismo foram discutidos pelos estudantes no projeto integrador.