Estudantes pesquisam sobre insuficiência de vitamina D

Ao pensar no tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), as estudantes de Farmácia Kianny Weiner Miguel e Camilla Guzatti, optaram por pesquisar sobre a vitamina D. O complexo, fundamental para a saúde, é um tema atual e que está sempre em discussão, tanto entre a sociedade e os profissionais da saúde. As estudantes apresentaram o trabalho, que foi orientado pela professora Ana Luísa Oenning, no mês de novembro e foram aprovadas.

A deficiência de vitamina D pode causar sérios problemas de saúde. A falta aumenta as chances de problemas cardíacos, osteoporose, resfriado, câncer e gripe. “A vitamina D está relacionada a outros tipos de doença, mas muitas pessoas não sabem disso. Então, muitas vezes, os pacientes acabam tendo outros problemas de saúde por conta da insuficiência da vitamina”, analisa Camilla.

Kianny e Camilla pesquisaram sobre prevalência que a diminuição do valor de referência da vitamina D causaria em alguns pacientes. As estudantes analisaram amostras de 6.439 pacientes. “Com a queda do valor de referência, muitas pessoas que faziam uso de suplementação não necessitam mais utilizar. Mas é importante salientar que não dá para generalizar, já que há casos específicos para a recomendação da suplementação”, esclarece Kianny.

A mudança no valor de referência foi anunciada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) no final de 2017. O valor considerado normal, que antes era acima de 30 ng/mL, passou para 20 ng/mL. Com o TCC, as estudantes concluíram que ainda são necessários mais estudos na área sobre o assunto.

Conheça o Curso de Farmácia