Estudantes realizam cobertura da pandemia de Coronavírus

Os alunos da 1ª e da 7ª fase de Jornalismo da Unisul estão realizando uma cobertura jornalística sobre os efeitos da pandemia de Coronavírus que se espalha pelo mundo e já chegou à Grande Florianópolis. Com o aumento no número de casos no Brasil e localmente, a divulgação de medidas de prevenção e tratamento na região e as consequências da doença na saúde, no comportamento e na economia, os estudantes do curso estão se engajando para produzir o que estão aqui para aprender e realizar. Reportagens, entrevistas e conteúdo multimídia para contribuir com informações de qualidade.

Com o objetivo de colaborar com o esclarecimento da população, que não gere pânico nem notícias falsas, mas ajude a produzir consciência da gravidade da pandemia, os estudantes vão produzir matérias em diferentes disciplinas do curso. A turma de Técnicas de Produção Jornalística, da primeira fase, já está engajada no projeto. Os professores Vanessa Pedro e Fernando Evangelista coordenam a iniciativa e vão acompanhar a produção dos alunos. A primeira informação apurada diretamente pelos estudantes é a de que a Base Aérea, em Florianópolis, também já definiu medidas internas sobre a pandemia. Foi afixado comunicado na Base proibindo entram no destacamento qualquer pessoa, militar, civil ou prestador de serviço, que estiver apresentando sintomas relacionados ao Covid-19. Aos militares do destacamento, o comunicado indica que os que apresentarem sintomas procurem o atendimento de saúde do local ou uma unidade básica de atendimento e também informem um superior direto sobre o caso.

A partir da próxima semana serão produzidas matérias sobre as ações das prefeituras da Grande Florianópolis para conter o contágio e a repercussão e consequências na Unisul e na região de Palhoça. Especialistas do curso de Medicina e da Vigilância Sanitária de Florianópolis serão entrevistados. Outras matérias estão sendo feitas sobre os produtos de prevenção como álcool gel e máscaras, que já estão sumindo das prateleiras, e sobre medidas de segurança adotadas em outras universidades. Acompanhem a produção dos estudantes de Jornalismo da Unisul para o Fato & Versão.

COMPARTILHAR