Evento debate ‘Práticas para transformação de conflitos no âmbito da justiça restaurativa’

A segunda roda de conversas – o Direito e os Métodos de Transformação de Conflitos -, ocorrerá na segunda-feira, dia 10 de setembro, às 9h30, com o tema ‘Práticas para transformação de conflitos: justiça restaurativa. O encontro é organizado pela professora Patrícia Fontanella, coordenadora do curso de Pós-Graduação de Sistema de Justiça: mediação, conciliação e justiça restaurativa, na modalidade a distância, com o objetivo de atualizar os profissionais das mais diversas áreas.

Para assistir basta acessar o canal da UnisulVirtual

Direito e métodos de transformação de conflitos

O cenário das relações sociais nos diferentes espaços da sociedade brasileira demanda aprofundamento e novos conhecimentos para enfrentar o fenômeno da conflitividade. No âmbito do sistema de justiça se tem primado pela aplicação de práticas para transformação de conflitos e a justiça restaurativa faz parte desse cenário. O debate e reflexão sobre as práticas para transformação de conflitos remete necessariamente ao cenário de crescimento da litigiosidade, quase sempre relacionada a situações de desrespeito aos direitos humanos, quer na esfera individual, quer no ambiente da coletividade. Falar, pois, de justiça restaurativa requer disposição para revisitar o paradigma do litígio e dar mais espaço ao exercício efetivo da cidadania. Desta forma, o seminário pretende ser um momento de socialização, análise e aprimoramento das experiências vivenciadas nos diferentes cenários em que são acolhidos e tratados os conflitos cotidianos à luz dos princípios restaurativistas.

Palestrantes

Professora Patrícia Fontanella – Coordenadora do curso de Pós- graduação em Sistema de Justiça: conciliação, mediação e justiça restaurativa. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí/SC.

Professor Marciel Evangelista Cataneo – Graduado em Filosofia (Licenciatura), em Teologia (Bacharelado) e em Direito. Mestre em Educação. Coordenador do Curso de Filosofia da Unisul desde outubro de 2007. Membro do Instituto Restaurar, de Florianópolis, SC.

Patrícia Santos – Mestre em Ciências Jurídica, pós-graduada em Direito Trabalho, Processo do Trabalho e também em Direito Civil. Pós-graduanda em Sistemas de Justiça: Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa. Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Coordenadora e idealizadora do Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Direito Processual Civil a distância da UnisulVirtual. Fundadora do Instituto Restaurar.

Aloisio Rodrigues – Advogado desde 1988, exercendo cargos em órgãos públicos e privados, bem como na Ordem dos Advogados de Santa Catarina. Professor Universitário. Mestre em Relações Internacionais pela Unisul. Fundador do Instituto Restaurar.

Pós-Graduação em Sistema de Justiça: conciliação, mediação e justiça restaurativa

Ofertado no ensino a distância da Unisul, o curso desenvolve competências para atuação efetiva nas diferentes esferas do Sistema de Justiça, visando prevenir a violência na dinâmica das relações interpessoais, no cenário dos novos conflitos e suas diferentes configurações dentro da sociedade brasileira. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da pós-graduação em Sistema de Justiça: conciliação, mediação e justiça restaurativa.