Evento discutiu a Base Curricular Comum

O Campus Tubarão sediou a sexta edição do Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina entre 20 e 21 de junho. A solenidade promoveu um debate sobre a educação básica com foco na Base Nacional Curricular Comum. O encontro reuniu Conselhos Municipais, professores de Educação Básica, acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unisul e demais interessados.

O seminário teve como objetivo promover a interação entre conselhos municipais e as secretarias de educação, além de tratar das diretrizes, desafios e potenciais da educação para melhorar a qualidade de ensino do Estado. O reitor da Unisul e presidente da Acafe, professor Sebastião Salésio Herdt, afirmou que é preciso que haja um conteúdo comum, que sirva como base curricular para todo o movimento educacional brasileiro. “Isso requer um debate mais intenso para contemplar a grande diversidade que o nosso país tem. É importante nós unificarmos sem perdemos essa identidade diversificada”, destacou.

Apresentações culturais da Fundação Municipal de Educação, palestras, mesa redonda, reunião de comissões, apresentação cultural da Gered foram promovidos. O presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, esteve presente.

O tema principal das discussões foi ‘Base Nacional Curricular Comum’ e trata de que alunos da mesma idade e nível aprendam o mesmo conteúdo independente de instituição ou região do Brasil. O documento foi elaborado por especialistas e disponibilizado online para consulta pública. Dessa forma recebeu mais de 12 milhões de novas sugestões. A versão final deve ficar pronta em novembro, de acordo com o Ministério da Educação, e passará a valer após a aprovação do Conselho Nacional de Educação.

 

 

COMPARTILHAR