Missão do Greens/Unisul em Cambridge contará com presença de Prêmio Nobel  

O Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) encerrará as atividades de 2018 com uma missão internacional nas Universidade de Cambridge e Universidade de Florença, entre os dias 3 e 16 de dezembro.  Esta missão ocorre no âmbito do projeto de pesquisa ‘Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica; complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’.

Este projeto reúne as universidades de Cambridge, no Reino Unido, e a Unisul, e que conta com o fomento das: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK).

Na Universidade de Cambridge, os pesquisadores do Greens, serão palestrantes num Seminário dedicado aos nexos entre água-alimentos e energia, que contará com a participação do Dr. Benny Dembitzer, diretor administrativo da GRASSROOTSAFRICA e membro da equipe que ganhou o Prêmio Nobel da Paz (Ele foi o diretor Europeu do International Physicians for the Prevention of Nuclear War (IPPNW), instituição galardoada com o prêmio Nobel da paz 1985). O Professor Benny Dembitzer será o orador principal deste Seminário Internacional e apresentará a palestra intitulada: “The famine next door. Africa is burning.The North is watching”.

A delegação da Unisul, que participará nas missões internacionais nas Universidade de Cambridge e Universidade de Florença, será integrada pelos professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra (Líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável, Greens, professor Permanente nos Mestrados em Administração e Ciências Ambientais, e Coordenador da área Internacional da Unisul), Issa Ibrahim Berchin (pesquisador do Greens e Mestre em Administração, PPGA-Unisul), João Marcelo Pereira Ribeiro (pesquisador do Greens e Mestre em Administração, PPGA-Unisul), Samara da Silva Neiva (pesquisadora do Greens e Mestranda em Administração, PPGA-Unisul) e Vitor Gantuss Rabêlo (Egresso de pós-graduação latu-sensu da Unisul)

O Seminário Internacional na Universidade de Cambridge, contará ainda com às seguintes palestras dos pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Susteantável (Greens): The impacts of the Bridge project in Brazil: Research, Innovation and Outreach, proferida pelo Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra. Sustainable campuses as living labs for sustainable development: An overview of a Brazilian Community University proferida por Issa Ibrahim Berchin, MSc e pelo Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra. As atividades encerrar-se-ão com a palestra Identifying and overcoming obstacles to the implementation of Green Campus: a case study of on South America University, de João Marcelo Pereira Ribeiro e do Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

Após o Seminário e as reuniões do projeto Bridge, entre a Unisul e a Universidade de Cambridge, a delegação da Unisul partirá para Florença onde participará no segundo seminário de Sustentabilidade nos campus Universitários (2nd Symposium on Sustainability in University Campuses), na Universidade de Florença.

O 2º Simpósio sobre Sustentabilidade nos Campus Universitários” (SSUC-2017) está sendo organizado pela Universidade de Florença, o Centro de Pesquisa e Transferência “Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Mudanças Climáticas” da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (Alemanha), e o Programa Inter-Universitário de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (IUSDRP). A Universidade de Florença foi fundada em 1321, é uma das universidades mais tradicionais da Itália e tem mais de 60.000 estudantes.

O tema do “2º Simpósio de Sustentabilidade em Campus Universitários” é: “Transformando Campus em direção ao Desenvolvimento Sustentável”, O evento mostrará exemplos de projetos de pesquisa e ensino, projetos de campus regenerativos, construções com baixa emissão de carbono e carbono zero, prevenção de geração resíduos e transporte resiliente, entre outros. Finalmente, a SSUC-2018 demonstrará o papel dos Campus como plataformas para aprendizagem e pesquisa social transformadora e explorará os meios pelos quais, os Campus das universidades poderão ser mais sustentáveis.

No Simpósio Internacional, na Universidade de Florença os pesquisadores da Unisul apresentarão os dois artigos, selecionados para publicação numa Enciclopédia sobre Desenvolvimento Sustentável (Encyclopedia of Sustainability in Higher Education), da Editora Springer: Students’ Opinion about Green Campus Initiatives: A South American University case study, dos pesquisadores: João Marcelo Pereira Ribeiro, Lenoir Hoeckesfeld, Stephane Louise BocaSanta, Giovanna Guilhen Mazaro Araujo, Ana Valquiria Jonck, Issa Ibrahim Berchin e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

A segunda pesquisa que será apresentada intitula-se: University campuses as town-like institutions: promoting sustainable development in cities using the Water-Sensitive Urban Design approach, da autoria de Vitor Gantuss Rabêlo, Issa Ibrahim Berchin, José Humberto Dias de Toledo, Liane Ramos da Silva e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

O projeto Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica, complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’ é coordenado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens), liderado pelos professores Baltazar D´Andrade Guerra e Rafael Ávila Faraco. O Greens reúne cerca de 30 pesquisadores, do Brasil, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos da América, das seguintes Universidades: Unisul, UFSC, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Manitoba (Canadá) Universidade de Liverpool (Reino Unido) e tem como linhas de pesquisa: Mudanças climáticas e desenvolvimento Sustentável, o nexos entre água-alimentos e energia, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis, Justiça Ambiental e Refugiados Climáticos, Empoderamento das Mulheres e das meninas (5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 20390 das Nações Unidas) e Sustentabilidade.

 

 

COMPARTILHAR