Evento de Moda traz empreendedorismo e valorização da Cultura Artesanal Local

Os alunos do curso de Design de Moda da Unisul Unidade Florianópolis terão como proposta deste semestre trabalhar o empreendedorismo e a cultura local, entre os dias 15 e 20 de agosto. Com o tema “Olhares da moda ao modo da Ilha – Prospecção Criativa”, os acadêmicos estarão envolvidos com este projeto, que pretende integrar todas as fases, incentivar o trabalho em equipe, ter contato com técnicas artesanais da região de Santa Catarina e se inspirar.

Em paralelo a atividade, nos dias 15 e 16 de agosto, das 19h30 às 21h30, acontece o “Talk Fashion na Prospecção Criativa”, na Fábrica Working Bar, no centro de Florianópolis. O evento é gratuito, aberto ao público e tem como realizadoras as empresas Redário, a ELLAS Produtora Cultural e o curso de Design de Moda Unisul, tendo dois grandes temas como destaques: “Desafios de ter o próprio negócio”, no dia 15, e “Ser designer em uma grande empresa”, no dia 16. Todos os palestrantes convidados são egressos do curso de Moda da Unisul e irão compartilhar com o público as vivências, experiências e desafios de quem se lança no mercado de trabalho.

Ainda compondo as atividades deste evento, com uma visão de Prospecção Criativa, os alunos do semestre 2018.2 irão elaborar pesquisas que darão origem a um vídeo sobre a cultura artesanal catarinense, voltada à arte da renda de bilro e ao fuxico.  A coordenadora do curso de Moda da Unisul, Adriana Canto, afirma que “a Prospecção Criativa, uma macrotendência para 2019, incentiva os profissionais a adotarem uma atitude colaborativa, baseada no diálogo e na cooperação, conforme destaca a líder mundial em tendências criativas, a WGSN”. Seguindo essa tendência, as pesquisas serão realizadas em grupo, no estilo de gincana, e todas as atividades serão planejadas pelos professores do curso, tendo por objetivo final a elaboração de um vídeo com o tema ‘Artesanato Catarinense’. Quatro grupos irão participar e dividem os dois temas da pesquisa, a renda de bilro e o fuxico.  A exibição do vídeo será no dia 20 de agosto.

Adriana Canto enfatiza que a temática “Artesanato Catarinense” foi escolhida em virtude da parceria que a Unisul tem com a Fundação Catarinense de Cultura, pois estas temáticas são o foco da fundação para este ano.

Design de Moda na Unisul

Com aulas em Tubarão e Grande Fpolis, o curso de Design de Moda ensina desde a criação ao desenvolvimento de produtos conceituais, autorais, funcionais e de mercado. Além de também, desenvolver a habilidade de gestão e comunicação para dirigir ou atuar em equipes de trabalho interdisciplinares na elaboração de pesquisas, projetos e eventos de moda. Mais informações e inscrições no site da Unisul.