Inovação Frugal e Desenvolvimento

24/05/2018 Das 19h30min às 21h30min

Unidade Universidade Pedra Branca, iLab

As inscrições estão encerradas.

As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até 23/5/2018.Inscreva-se agora!

Sobre o Evento

O evento traz à discussão um conceito que vem sendo muito difundido nos dias atuais: Inovações Frugais. Estão convidados a participar Start-ups e pesquisadores da Unisul.

Muitas empresas de países em desenvolvimento estão oferecendo inovações frugais, de acordo com Hossain et al. (2016; p. 133): “inovações frugais são soluções (produto, serviço, processo ou modelo de negócio) concebida e implementada apesar de limitações financeiras, tecnológicas, materiais ou de outros recursos, em que o resultado final é significativamente mais barato do que ofertas competitivas (se disponível) e é bom o suficiente para atender às necessidades básicas de clientes que, de outra forma, permaneceriam desatendidos”.

Existem inúmeros tipos de IFs na prática, alguns exemplos proeminentes de IFs incluem carros, dispositivos médicos, serviços de saúde, energia solar, refrigeradores e purificadores de água a baixo custo que mostram uma nova maneira de preservar os clientes de baixa renda.

Inovações frugais estão sendo desenvolvidas em mercados emergentes, como a Índia e a China, que vem desenvolvendo produtos de baixo custo, considerando o ambiente com recursos limitados e os clientes de baixa renda:

• Na Índia foi inventado um frigorífico (geladeira Mitiicol) por um estudante que abandonou a escola, o refrigerador custa menos de US $ 100 e não precisa de eletricidade e mantém os alimentos frescos por vários dias naturalmente;
  • O conglomerado indiano Tata também criou o Tata Nano (carro mais barato do mundo), o purificador de água Tata Swach, buscando através dessas inovações frugais uma nova maneira de atender clientes carentes nos países em desenvolvimento.

Das 19h30min às 19h40min | Abertura
Hercules Nunes de Araújo, professor e pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão
Anelise Leal Vieira Cubas, professora do PPGCA e colaborada na Agetec

Das 19h40min às 21h40min | Mesa Redonda
Inovação frugal e desenvolvimento: Inovações que tornam produtos e serviços mais simples e mais baratos, fazendo com que eles sejam acessíveis a um grupo maior de consumidores.

Debatedores:
  • Christine Wimschneider, mestre | Inovação frugal e estratégias de desenvolvimento
    Professora e pesquisadora em Inovação frugal do departamento da Universidade de Erlangen-Nuremberg/FAU Erlangen-Nürnberg do estado da Baviera, Alemanha
  • Xiangdong Chen, doutor | Inovações de baixo custo da China
    Professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade de Beihang, Pequim, China, nos campos de estudos internacionais sobre transferência de tecnologia e inovação
  • Geraldo Campos, professor | Negócios de impacto e inovações frugais
    Coordenador do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (iLAB). Vencedor do Prêmio de Educação Empreendedora Endeavor Brasil 2016. Formação em Entrepreneurship in Emerging Economies (HarvardX) e em Entrepreneurship Education (Babson College, USA)
Moderador:
  • Araken Alves de Lima, doutor | Propriedade Intelectual e estratégias de inovação

Organização:
Anelise Leal Vieira Cubas e Paulo Roberto Boff, professores da Unisul