Novembro digital

17/11/2017 de 17 a 28 de novembro

Campus UnisulVirtual

Uma semana de webinars gratuitos, ao vivo, de 17 a 28 de novembro

Programação

Data e horário: sexta-feira, 17/11/2017 – 10h

Palestrante: Rodrigo Lóssio

Rodrigo é Diretor da empresa de omunicação digital Dialetto, jornalista, blogueiro e consultor em comunicação especializado no segmento de tecnologia da informação e comunicação, inovação e negócios. Entre as áreas de atuação estão: jornalismo, assessoria de imprensa e comunicação, inbound marketing.

Data e horário: segunda-feira, 20/11/2017 – 14h

Palestrante: Roberto Ricardo da Silva

Especialidades:

  • Gestor PMP, ITILE e CISA Instrutor de ITIL, COBIT, PMbok
  • Certified Information System Auditor – CISA (ISACA)
  • ITIL Certified Foundation (EXIN)
  • ITIL Practitioner Release & Control (IPRC-EXIN)
  • ITIL Intermediate V3 OSA (APMG)
  • ITIL Intermediate V3 RCV (APMG)
  • ITIL v2 Manager (APMG)
  • ITIL v3 Expert (APMG)
  • ISO/IEC 20000 Foundation (EXIN)
  • Cobit Foundation v4.1 (ISACA)
  • Project Management Professional – PMP (PMI)

Diretor da Associação Recreativa Cultural e Ecológica ONODI – Campeche – Florianópolis – SC – Brasil

Data e horário: terça-feira, 21/11/17 – 14h

Palestrante: Felipe Volpato

CEO e Fundador da Global AD e da Global Bot. Há mais de 15 anos atuando no departamento de marketing de empresas de vários segmentos. Com vasta experiência em Eventos, Criação de campanhas publicitárias e Desenvolvimento de sites.  Nos últimos 5 anos, o foco principal esta sendo em desenvolvimento web, e em criação de temas customizados para WordPress e sistemas em PHP. Atuo há 13 anos como professor de Web-design & Design Gráfico no Projeto Qualificação Profissional formando mais de 500 alunos, os deixando prontos para o mercado de trabalho.

Data e horário: quarta-feira, 22/11/17 – 14h

Palestrante: Ana Luisa Mulbert

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Mestre em Administração, Graduada em Ciências da Computação e em Pedagogia. É professora da UNISUL desde 1996, onde atualmente Coordena o curso de Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação na modalidade a distância. Já coordenou a graduação em Ciência da Computação e fez parte da congregação do curso de Sistemas de Informação. Atua também em projetos de desenvolvimento do campus Unisul Virtual e em atividades de pesquisa na instituição. Tem experiência na área de Computação, Educação a Distância, Tecnologias Educacionais e Gestão Universitária. Como área de estudo dedica-se a temas como: Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e Sistemas de informação aplicados à gestão. Também atua como revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais e como avaliadora de cursos de graduação e processos de reconhecimento de cursos superiores.

Data e horário: quinta-feira, 23/11/17 – 14h

Palestrante: Luciana Manfrói

  • Pesquisadora do CNPq na área de Sistemas Complexos.
  • Pesquisadora, palestrante e consultora na área de Produção de Conteúdo para Mídias Digitais.
  • Escritora na área de Marketing, Comunicação e Mídias Digitais.
  • Criação e e produção de Projeto Pedagógico para Pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e de Marketing Digital e Comércio Eletrônico.
  • Mestre em Ciências da Linguagem – linguagem e tecnologia da informação, Unisul.
  • Graduada em Publicidade e Propaganda – ESPM, Rio de Janeiro.

Data e horário: 23/11/17 – 16h

Palestrantes: Adair Christina e Thais Américo

Adair Christina – Manager do Projeto Google Business Group em Florianópolis/SC. Especialista em Neuromarketing. Administradora, especialista em Marketing e consultora de Neuromarketing. Com 9 anos de experiência no Mercado Digital Brasileiro. É entusiasta de novas tecnologias, das neurociências e do comportamento do consumidor no contexto da web 3.0.

Thais Américo – Co-manager do Google Business Group em Florianópolis/SC. Analista de TI com expertise em Desenvolvimento Web, fundadora da Otimizei. Possui 4 anos de experiência na área digital. Co-manager no GBG Florianópolis. Foi premiada no Google Developer Challenge, que é um desafio para programadores. Seu projeto foi escolhido pelo Google como o melhor da América Latina.

Data e horário: sexta-feira, 24/11/17 – 19 horas

Palestrantes: Cátia Melissa e Cilene Macedo

Professora Cátia Melissa – Coordenadora do curso de graduação em Comunicação Institucional da Unisul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, plano de marketing, relacionamento com o cliente, planejamento estratégico e administração. Possui graduação em Comunicação Social Relações Públicas, e pós-graduação especialização em Comunicação Integrada e Marketing, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000); graduação em Marketing pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016) e mestrado em PPG em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009). Docente de graduação e pós-graduação em diferentes cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, dessa Universidade.

Cilene Macedo – É graduada em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Possui Pós-graduação em Gestão de Comunicação nas Organizações pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem curso de atualização nas áreas de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa e Gestão de Crise, pela empresa Comunique-se, e curso de extensão em Mídias Sociais e Inovação, pela ESPM -SP. Atuou como professora na graduação em Jornalismo de 2009 a 2015. Trabalha como assessora de imprensa na Unisul, desde 2004. É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (Unisul)

Data e horário: segunda-feira, 27/11/17 – das 9h às 10h

Palestrante: Luiz Otávio Botelho Lento

Oficial da Marinha da reserva, Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP (Sistemas Distribuídos) e Doutorando na UFSC na Engenharia Elétrica, no Departamento de Elétrica, com concentração na área de Segurança da informação (incompleto). Atuou no governo federal na área de redes de computadores e segurança da informação; consultor de treinamento da Aker Security Solutions; Consultor na área de redes e segurança da Empresa Immerson; Professor de disciplinas de rede de computadores e na área de segurança da informação na Graduação do UNICEUB, bem como orientações de projetos finais; Professor de Graduação e Pós-Graduação na área de redes de computadores e segurança da informação na Universidade Católica de Brasília; Professor do Senai Santa Catarina (CTAI) nos cursos de Graduação e Pós-Graduação na área de redes e segurança da informação; Consultor da FIESC (TIC) na área de redes de computadores e segurança da informação; Consultor de Segurança do CTAI; Consultor da Relativa Soluções. Atualmente é Professor de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá na área de redes de computadores e segurança da informação; Professor de Graduação e Pós-Graduação da UNISUL presencial e da UNISUL VIRTUAL nas áreas de redes, segurança da informação e software livre; Coordenador do curso de Pós-Graduação de Implantação de Software Livre e Gestão de Segurança da Informação na Unisul Virtual. Autor de livros didáticos na área de redes, segurança da informação e software livre; Consultor de redes e segurança da informação da Empresa TrueIt; Consultor de redes e segurança da informação da Empresa SAMAIAIT; Parceiro da Empresa SAMAIASM Gestão em Segurança da Informação. Membro da ISACA e da ABNT/CB21/CE 27 – Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados – Segurança da Informação (colaborador).

 

Data e horário – segunda-feira, 27/11/17 – das 9h às 12h

Palestrantes: Luiz Otávio Botelho Lento (Mestre), Ana Luisa Mulbert (Doutora) e Flávio Ceci (Doutor).

Luiz Otávio Botelho Lento – Oficial da Marinha da reserva, Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP (Sistemas Distribuídos) e Doutorando na UFSC na Engenharia Elétrica, no Departamento de Elétrica, com concentração na área de Segurança da informação (incompleto). Atuou no governo federal na área de redes de computadores e segurança da informação; consultor de treinamento da Aker Security Solutions; Consultor na área de redes e segurança da Empresa Immerson; Professor de disciplinas de rede de computadores e na área de segurança da informação na Graduação do UNICEUB, bem como orientações de projetos finais; Professor de Graduação e Pós-Graduação na área de redes de computadores e segurança da informação na Universidade Católica de Brasília; Professor do Senai Santa Catarina (CTAI) nos cursos de Graduação e Pós-Graduação na área de redes e segurança da informação; Consultor da FIESC (TIC) na área de redes de computadores e segurança da informação; Consultor de Segurança do CTAI; Consultor da Relativa Soluções. Atualmente é Professor de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá na área de redes de computadores e segurança da informação; Professor de Graduação e Pós-Graduação da UNISUL presencial e da UNISUL VIRTUAL nas áreas de redes, segurança da informação e software livre; Coordenador do curso de Pós-Graduação de Implantação de Software Livre e Gestão de Segurança da Informação na Unisul Virtual. Autor de livros didáticos na área de redes, segurança da informação e software livre; Consultor de redes e segurança da informação da Empresa TrueIt; Consultor de redes e segurança da informação da Empresa SAMAIAIT; Parceiro da Empresa SAMAIASM Gestão em Segurança da Informação. Membro da ISACA e da ABNT/CB21/CE 27 – Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados – Segurança da Informação (colaborador).

Ana Luisa Mulbert – Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Mestre em Administração, Graduada em Ciências da Computação e em Pedagogia. É professora da UNISUL desde 1996, onde atualmente Coordena o curso de Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação na modalidade a distância. Já coordenou a graduação em Ciência da Computação e fez parte da congregação do curso de Sistemas de Informação. Atua também em projetos de desenvolvimento do campus Unisul Virtual e em atividades de pesquisa na instituição. Tem experiência na área de Computação, Educação a Distância, Tecnologias Educacionais e Gestão Universitária. Como área de estudo dedica-se a temas como: Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e Sistemas de informação aplicados à gestão. Também atua como revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais e como avaliadora de cursos de graduação e processos de reconhecimento de cursos superiores.

Flávio Ceci – Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor titular dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação e dos programas de pós-graduação em Governança de TI e Gerência de Projetos de TI da Universidade do Sul de Santa Catarina. As principais áreas de pesquisa são: Estruturas de dados; Inteligência Artificial; Engenharia do Conhecimento; Análise de Dados; Business Intelligence e Análise de Sentimentos.

 

Data e horário – segunda-feira, 27/11/17 – das 13h às 16h

Palestrantes: Luciana Manfrói (Mestra), Charles Cesconetto (Mestre) e Luiz Alberto Cordioli (Doutor)

Luciana Manfrói – Pesquisadora do CNPq na área de Sistemas Complexos. Pesquisadora, palestrante e consultora na área de Produção de Conteúdo para Mídias Digitais.  Escritora na área de Marketing, Comunicação e Mídias Digitais.  Criação e e produção de Projeto Pedagógico para Pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e de Marketing Digital e Comércio Eletrônico. Mestre em Ciências da Linguagem – linguagem e tecnologia da informação, Unisul. Graduada em Publicidade e Propaganda – ESPM, Rio de Janeiro.

Charles Cesconetto – Diretor de fotografia em curtas-metragens, longas-metragens, videoclipes, filmes de TV e documentários. ABC associado desde 2000. Graduado em letras na UFSC, estudou Cinematografia em Cuba, EICTV. Mestre em engenharia conhecimento gestão-mídia conhecimento, na UFSC. Coordena o curso de produção multimídia em UNISUL onde está o professor desde 1999. Diretor executivo de Geofilmes, dedicado ao estudo e divulgação de questões ambientais, soluções para problemas sociais e projetos de sustentabilidade. O foco principal da atividade agora é produzir e dirigir documentários e séries de TV.Especializações: diretor de fotografia (cinematografia); Diretor de documentários; Produtor de cinema.

Luiz Alberto Cordioli – Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1996), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutor em Engenharia de Produção (2008). Atua como coordenador e professor dos cursos de Graduação em Administração e Pós-Graduação em Marketing Estratégico (modalidade presencial) e do Curso Superior de Tecnologia em Marketing (modalidade a distância) da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Consultor ad-hoc do Institudo Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina – CEE/SC para processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação da área de Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência como professor, pesquisador e consultor na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico, Marketing e Empreendedorismo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico organizacional, planejamento de marketing, pesquisa de marketing e empreendedorismo.

Data e horário: terça-feira, 28/11/17 – das 8h30 às 11h30

Palestrantes: Janaína Baeta Neves (Mestra), Ana Paula Reusing Pacheco (Doutora) e Regina Panceri (Doutora)

Janaína Baeta Neves – Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Já lecionou em outras instituições de ensino superior e hoje em dia concentra suas atividades apenas na Unisul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nas seguintes áreas: comportamento do consumidor, pesquisa mercadológica, planejamento estratégico, plano de marketing, entre outras. Atualmente é professora (de cursos de graduação e pós-graduação) e coordenadora dos Cursos Tecnólogos: em Marketing (desde 2009) e em Gestão Comercial (desde 2013) do Campus Unisul Virtual da Universidade do Sul de Santa Catarina. Foi Gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Unisul Virtual de agosto de 2011 a junho de 2012.

Ana Paula Reusing Pacheco – Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2010) e Mestre em Engenharia de Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1998). Atualmente é Diretora do Campus Univesitário UnisulVirtual, tendo atuado como Gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão, como professora titular da Universidade do Sul de Santa Catarina, além de coordenadora dos Cursos de Administração, EaD. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em duas áreas: Gestão Estratégica e Gestão do Conhecimento. Na área de Gestão Estratégica, atua principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, estratégia, estrutura organizacional e fluxograma. Na área de gestão do conhecimento, atua principalmente com competências essenciais.

Regina Panceri – Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Engenharia de Produção – Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: terceiro setor, elaboração, monitoramento e avaliação de serviços, programas e projetos sociais, planejamento estratégico, consultoria social, responsabilidade social, certificação em responsabilidade social NBR 16000, empreendedorismo social, gestão de organizações sociais, planejamento e avaliação. Na Unisul Virtual ministra as disciplinas de: Psicologia Social, Gestão de Projetos, Direitos Humanos e Cidadania, Políticas Públicas, Elaboração e Análise de Projetos, Desastres, Calamidades e suas causas, Mobilização e Organização Comunitária, Programas, Projetos e Parcerias em Segurança Pública, Sociologia do Crime e da Violência, Direitos da Criança e do Adolescente, Idosos e grupos vulneráveis e minorias étnicas. Ministra cursos e aulas disciplinas de pós graduação em Elaboração de Projetos, Monitoramento e Avaliação de Projetos, Gestão de Projetos, Serviços de Alta Complexidade – Proteção em Situação de Emergência e Calamidade Pública, Defesa Civil. Orientação de TCCS, monografias, dissertações e supervisão pedagógica. Fundadora do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis e integrante do Conselho Consultivo. Atuou no ICom com os Fundo Comunitário de Reconstrução, com o Projeto Fortalecer (na formação de gestores de Organizações da Sociedade Civil) e com o Portal Transparência. Coordena e acompanha projeto de Extensão para Formação de Gestores de ONGs e acesso ao Portal Transparência na Unisul Virtual. Atua como consultora na Assistência Social São Luiz em Florianópolis. Autora dos livros: Fundamentos do Serviço Social; Gestão de Organizações Sociais; Instituição e Cidadania; Situação de Risco e Desastre e Demandas Sociais; O sistema único de Assistência Social em Santa Catarina: Avanços e Desafios a partir das Experiências Municipais. Integrante da Comissao Propria de Avaliaçao da UFSC – 2004 a 2005, de 2006 a 2008 Integrante da CEP – UNISUL – desde 2003 Coordenadora Pró Tempore do Curso de serviço Social no Campus Unibversitário da Grande Florianópolis – Pedra Branca da UNISUL – 2005, 2008, 2011 Ministrou a discxiplina de Elaboração e Gestão de Planos, Programas e Projetos – Curso de Pós Graduação em Especialização em Gestão Social de Políticas Públicas – 2011 Ministrou a discxiplina de Monitoramento e Avaliação – Curso de Pós Graduação em Especialização em Gestão Social de Políticas Públicas – 2011.

Data e horário: terça-feira, 28/11/17 – 11h

Palestrante: Mauro Faccioni Filho (Doutor)

Doutor em engenharia, com pós-doutorado na área de Análise de Redes Sociais, atua na pesquisa em sistemas complexos e redes sociais. Entre seus temas específicos de estudo estão os ambientes de missão crítica, tais como data centers e sistemas elétricos, bem como sistemas distribuídos multiagentes, em que a Internet das Coisas vem ocupar posição relevante. É coordenador da Graduação e do programa de Pós-graduação em Sistemas para Internet na Unisul Virtual.

Sobre a palestra

A Internet das Coisas, ou IoT – Internet of Things, vem ganhando enorme relevância na mídia devido a promessas de aplicações miraculosas relacionadas à saúde, aos negócios e ao futuro das comunicações. Muito do que se fala da IoT nos dá a impressão de uma “ficção científica”. Mas a realidade é bem diferente, e pode ser bastante surpreendente. A apresentação abordará uma visão introdutória da sua tecnologia, de soluções que já são realidade quando tratamos da Internet das Coisas, bem como de seus impactos em negócios e na sociedade moderna.

Inscrição gratuita

Organização:
Gerência de Relacionamento e Mercado UnisulVirtual
gerencia.mercado@unisul.br
COMPARTILHAR